São Paulo, quarta-feira, 04 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GM vê melhora na Europa e desiste de vender a Opel

Montadora anunciará plano de reestruturação à Alemanha

DA REDAÇÃO

Em uma decisão surpreendente, a GM anunciou que pretende manter a Opel, a divisão na Europa da maior montadora americana. A empresa, que negociava a venda da unidade desde maio, disse que a decisão foi motivada pela melhora do "ambiente de negócios" nos últimos meses para a companhia e para o mercado na Europa.
Em setembro, a chanceler alemã, Angela Merkel, que conduziu parte das negociações, disse que o conselho da GM havia aceitado vender 55% da Opel (em um negócio que envolvia ainda a britânica Vauxhall) para a companhia canadense Magna e para a russa Sberbank. Pelo acordo, a montadora americana manteria 35% das ações, e os funcionários ficariam com 10%.
Agora, a General Motors diz que pretende apresentar logo um plano de reestruturação para os governos da Alemanha e de outros países europeus e que espera "uma avaliação favorável" por parte deles. Segundo os cálculos da empresa, o plano de reestruturação deve custar em torno de 3 bilhões.
O presidente-executivo da montadora, Fritz Henderson, afirmou que a decisão se deve à melhora dos negócios na Europa, ainda que o ambiente permaneça "prejudicado. "Ao mesmo, a saúde financeira geral e a estabilidade da GM melhoraram significativamente nos últimos meses, nos dando confiança de que a unidade europeia possa ser reestruturada com sucesso."
A venda das operações na Europa fazia parte do processo para a criação da "nova GM", a montadora que foi formada após o processo de concordata, em julho. A montadora, que se comprometeu a reduzir seu tamanho, recebeu US$ 50 bilhões do governo dos EUA em troca de 61% de participação.
Ao vender a Opel, porém, ela perderia uma importante plataforma no mercado europeu.


Texto Anterior: Buffett paga US$ 26 bi por controle de ferrovia nos EUA
Próximo Texto: Acionistas da GVT retiram barreira à venda da tele
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.