São Paulo, quarta, 4 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONJUNTURA
Alemanha decide corte amanhã
Três países europeus reduzem seus juros

das agências internacionais

Enquanto a Europa continua esperando uma baixa dos juros na Alemanha, outros três países da região tomaram essa medida ontem. Suécia, Portugal e Espanha cortaram, cada um, um quarto de ponto em suas taxas.
Portugal e Espanha já haviam reduzido seus juros há um mês e tornaram a fazê-lo agora tendo em vista a chegada da moeda comum, o euro, em janeiro. Os juros básicos da Espanha foram para 3,5% ao ano, contra os 3,75% anteriores. Em Portugal, a taxa baixou de 4% para 3,75% anuais.
A Suécia, que não aderirá imediatamente ao euro, reduziu seus juros básicos de 4,1% para 3,85% anuais para incentivar a demanda interna, devido à inflação baixa, inferior a 2% em 24 meses.
A meta dos 11 países que adotarão o euro no início do ano que vem é que as taxas possam convergir para os níveis da Alemanha e da França, os mais baixos da região, com 3,3%.
Apesar da insistência do novo governo alemão para que o Bundesbank (banco central) diminua os juros na reunião de seu conselho, amanhã, a hipótese é considerada pouco provável.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.