São Paulo, quarta, 4 de novembro de 1998

Texto Anterior | Índice

MONTADORAS

VW discutirá emprego com sindicato

MAURICIO ESPOSITO
da Reportagem Local

As negociações entre a Volkswagen e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC sobre o nível de emprego nas fábricas da montadora em São Bernardo e em Taubaté devem começar na próxima semana.
Diretores da montadora vindos da matriz, na Alemanha, estiveram reunidos na última sexta-feira com o presidente do sindicato, Luiz Marinho. Eles reforçaram a necessidade de discussão sobre o nível de emprego no Brasil.
A data acertada para a primeira reunião, ainda sujeita a confirmação, é 11 de novembro -na próxima quarta-feira.
Os executivos da matriz deverão acompanhar as negociações.
A VW trabalha com uma ociosidade de 30% e a previsão de vendas para 99 não é animadora.
A montadora oficialmente não apresentou intenção de demitir ou reduzir o gasto com benefícios sociais dos trabalhadores, mas essas alternativas não são impossíveis, de acordo com Marinho.
No ano passado, depois da alta dos juros provocada pela crise asiática, a Volkswagen iniciou negociações com o sindicato, argumentando que precisava demitir 10 mil trabalhadores para adequar sua produção à demanda.
As negociações se arrastaram por mais de um mês. Ao final do processo, já em 98, a montadora cortou cerca de 4 mil funcionários, por meio de um programa de demissões voluntárias, e reduziu benefícios sociais.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.