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Mercado Aberto
Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br
Consumo no Brasil é atrasado, diz pesquisa
Não é só no ritmo de crescimento que o Brasil está no retrovisor dos países emergentes.
O consumo no país também está atrasado em relação a outros
países da América Latina, segundo estudo que acaba de sair
do forno da LatinPanel sobre o
acesso a produtos eletroeletrônicos na região.
A pesquisa, feita com mais de
9 mil pessoas em 16 metrópoles, mostra que o país está atrás
no consumo da maioria dos
equipamentos domésticos. Só
aparece na frente no consumo
de geladeiras, lavadora de roupas e de louça e televisores.
De acordo com a pesquisa,
cerca de 44% dos lares latinos
têm forno de microondas. No
Brasil, o índice é de 33%. O
freezer está presente em 28%
das residências latino-americanas. No Brasil, em apenas 19% .
O fenômeno se repete com o
computador, que aparece em
30% dos domicílios da região,
contra 24% no Brasil.
Os aparelhos de MP3 têm taxa de penetração de 19% nos lares latinos. No Brasil, o índice é
de 9%. O país também perde na
TV de plasma, que tem média
de acesso de 3% na AL, contra
1% no Brasil.
Segundo Ana Claudia Fioratti, diretora geral da unidade
brasileira da LatinPanel, o atraso do país se justifica pelo fato
de o brasileiro só ter ingressado
nesse mercado após o plano
real, quando passou a planejar
as contas. Mesmo assim, optou
pelos bens básicos, como televisão, rádio e geladeira. "O consumo no Brasil é mais recente.
A compra de bens de consumo
mais sofisticados só surgiu
mais tarde."
Fioratti chama a atenção
também para o fato de o consumo no Brasil ser baseado principalmente no endividamento.
"O consumo no país é atrasado
e endividado", diz. "Abrimos
uma frente grande de consumo
com o crédito, principalmente
o consignado."
O estudo, que também verificou hábitos de consumo, mostra que o Brasil é o único país da
AL onde supermercados e hipermercados detêm a liderança
nas vendas, com 54% de participação.
Nos outros países da América Latina, o varejo tradicional,
de mercearias, padarias, açougues e outros estabelecimentos
de vizinhança, responde por
67% das vendas.
Para Fioratti, este fato também pode ser explicado pela recente estabilidade brasileira.
"Nós ainda vivemos a memória
da cultura inflacionária e as
grandes cadeias de varejo sempre foram mais capazes de oferecer melhores preços."
ÁGUA DE COCO
Moda masculina, água de coco e reciclagem. Parece
uma combinação estranha, mas essa é a idéia do novo
projeto da marca Mandi para o fim do ano. Voltada para o
público jovem, a grife fechou uma parceria com a Amacoco, para a criação de uma água de coco exclusiva, e com a
Tetra Pak, para incentivar a reciclagem e a preservação
do meio ambiente. Da parceria, nasceu a água de coco servida em embalagens "on the go" (para ser consumida fora
de casa e em situações de movimento) para os clientes da
loja e duas camisetas com estampas e motivos gráficos estilizando situações de consumo de bebidas em embalagens Tetra Prisma. "Nosso objetivo é proporcionar alguma coisa para os nossos clientes. É uma surpresa, todo
mundo fica satisfeito em ganhar alguma coisa", diz Alexandre Brett, diretor-presidente do grupo BR Labels, que
é gestor da marca Mandi, da VR Menswear e da Calvin
Klein no Brasil.
NATUREZA EM EXPANSÃO
A La Façon começa a pôr em prática seus planos de expansão. A marca paulistana de cosméticos naturais, criada há seis anos, inaugura seu segundo ponto-de-venda, dois anos depois de abrir sua loja conceito. "Queremos fazer uma expansão de forma a assegurar a exclusividade da marca, com lojas próprias e franquias", diz Miriam Penteado Kuhlmann, diretora da marca. Kuhlmann prevê, para 2007, mais cinco lojas próprias, sendo duas em São Paulo. "Estudamos outras capitais como Belo Horizonte, Curitiba, mas ainda não há nada fechado", diz. A La Façon tem hoje cerca de 350 produtos para o corpo e para a casa. "É uma linha voltada essencialmente para o bem estar, mas também temos planos de começar a entrar no segmento de tratamento", diz.
NA PAUTA
O ministro do Trabalho,
Luiz Marinho, irá se reunir
nesta semana com o presidente da CNI, deputado Armando Monteiro Neto, para
tratar dos seguintes temas:
desoneração da folha de pagamento, sobre a qual não
há consenso no governo, e as
reformas trabalhista e sindical. Será prosseguimento de
uma conversa realizada na
quarta passada.
DE PASSAGEM
O presidente da Linux International, o norte-americano John Maddog, visitou a
sede da Caixa Econômica
Federal em Brasília na semana passada para conhecer a solução de software livre utilizada no novo sistema das casas lotéricas, desenvolvida pelo próprio
banco.
CORRESPONDÊNCIA
Acontece, hoje e amanhã,
no Rio, o congresso World
Mail & Express America
2006, primeiro congresso
internacional sobre os setores de serviços postais e expresso na América Latina.
Estarão presentes CEO's de
companhias como Fedex,
DHL e Skypostal.
LOGÍSTICA
Fabricante do sistema de
cobertura metálica roll-on, a
empresa carioca Marko
Construções estuda a construção de uma fábrica no
Chile ou na Colômbia, possivelmente em uma joint-venture com empresários locais. A empresa tem tido
problemas de logística para
exportar o sistema para a zona do Pacífico a partir do
Brasil, por falta de infra-estrutura de transporte.
BOLA DE CRISTAL
O Credit Suisse apresenta
amanhã, para clientes, sua
previsão para a economia
nos próximos dois anos. Para 2007, a expectativa é de
baixa inflação e alto ingresso
de dólares no Brasil.
RISCO
Lisa Schineller, diretora
da Standard & Poor's, desembarca em São Paulo para
o seminário "Reavaliação do
Risco Brasil", dia 11. Schineller participa do painel "Visão das Agências de Rating".
DIAGNÓSTICO
O Hospital e Maternidade
São Luiz acaba de inaugurar,
na unidade Itaim, em São
Paulo, um centro de diagnósticos, com 1.000 m2 e investimentos de US$ 4 milhões.
PACTO
A Levi Strauss anunciou a
adesão ao pacto global das
Nações Unidas de suporte
nas áreas de direitos humanos, trabalhistas, proteção
ao meio ambiente e combate
à corrupção.
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