São Paulo, segunda-feira, 04 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsas dos EUA aumentam fiscalização

Nyse (Bolsa de NY) e Nasdaq se juntaram para formar uma nova autoridade reguladora de valores mobiliários no país

Empresas americanas reivindicavam a união, para reduzir custos de cumprir normas regulatórias após escândalos em Wall Street

DA BLOOMBERG

A Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês) e a Nasd (Associação Nacional dos Corretores de Valores Mobiliários, na sigla em inglês), matriz da Bolsa eletrônica Nasdaq, dos Estados Unidos, estabeleceram uma nova autoridade reguladora para o setor de valores mobiliários do país, num momento em que tentam fortalecer a fiscalização das negociações em todos os mercados, evitar a duplicação e reduzir gastos.
As duas autoridades reguladoras assinaram uma carta de intenções para criar uma nova organização que fiscalizará todas as corretoras e distribuidoras de valores mobiliários que fizerem negócios com o público nos EUA, segundo as entidades.
O novo departamento, que será batizado posteriormente, deve começar a operar no segundo trimestre de 2007 e reduzirá os custos em "milhões por ano", informaram a Nyse e a Nasd.
O acordo reformulará um sistema de fiscalização compartilhada que monitora algumas das maiores firmas de Wall Street e é utilizado há várias décadas pela Nasd e pela Bolsa de Valores de Nova York, o maior pregão acionário mundial em valor de mercado.
As firmas norte-americanas e os grupos que as representam, como a Associação do Setor de Valores Mobiliários, vinham solicitando esse tipo de união para que pudessem reduzir os crescentes custos referentes ao cumprimento das normas reguladoras, após uma série de escândalos financeiros terem provocado o surgimento de uma fiscalização e de regras mais rígidas.
A autoridade reguladora unificada pode fazer o setor de corretagem economizar pelo menos US$ 100 milhões por ano, estimou a Nasd em 2005.
O novo departamento será responsável pela fiscalização reguladora das empresas de valores mobiliários e pela arbitragem de disputas entre corretoras, clientes e funcionários, segundo o comunicado.
Seu poder de atuação também inclui cursos profissionalizantes, testes e licenciamento de membros-representantes.
A presidente do conselho administrativo da Nasd, Mary Schapiro, será a primeira principal executiva.
Richard Ketchum, chefe da Nyse Regulation, será o presidente do conselho diretor do novo órgão durante o período de transição de três anos e também manterá sua atual posição. Ketchum não terá poderes executivos.


Texto Anterior: Bovespa depende de capital externo para manter alta
Próximo Texto: Energia: Morales assina legislação da nacionalização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.