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Mercado Aberto
guilherme.barros@uol.com.br
BC só deve cortar Selic no 2º semestre de 2008, diz consultoria
O Banco Central deve manter inalterada a taxa básica de
juros na reunião do Copom. A
projeção, da consultoria Tendências, é que o BC só volte a
reduzir a Selic no segundo semestre do ano que vem. Ao fim
de 2008, a taxa deve chegar a
10,25%. Hoje está em 11,25%.
A consultoria se baseia principalmente na conjuntura
mundial. Desde a última reunião, o cenário piorou bastante.
O ambiente é de incertezas em
relação ao desenvolvimento da
economia americana.
Internamente, o clima também se deteriorou. As barreiras
são a preocupação quanto à política econômica do segundo
mandato do governo Lula, por
conta de fatos e declarações tais
como a defesa da elevação dos
gastos correntes, a discussão
em torno da criação de um fundo soberano e o afastamento de
técnicos do Ipea, críticos da política fiscal.
Todos esses fatores aumentam a percepção de risco sobre
a economia e, com isso, cresce
também a volatilidade nos
mercados financeiros e a depreciação dos ativos brasileiros. Desde a última reunião do
Copom, o risco-país subiu de
168 para 230 pontos e o câmbio
ficou mais volátil, com a trajetória de apreciação da moeda
interrompida.
Por outro lado, o campo econômico doméstico segue aquecido, sem que se verifique uma
redução do nível de utilização
da capacidade instalada. Amanhã, mesmo dia em que o Copom anuncia a nova taxa de juros, o IBGE divulga os números
da política industrial de outubro. As previsões são que a taxa
pode ter crescido até 9% em relação a outubro de 2006.
O BC deve esperar que haja
um cenário benigno de inflação
para retomar a flexibilização da
política monetária. Segundo a
Tendências, no próximo ano, a
taxa deve ficar em torno de 4%.
Apesar de o cenário de inflação permanecer favorável, com
projeções abaixo da meta, o
ambiente de maior incerteza
justifica a manutenção da Selic
neste mês. A consolidação do
cenário deve permitir a retomada dos cortes de juros no início do segundo semestre de
2008.
ON THE ROCKS
O Discus (Conselho de Bebidas Destiladas dos EUA) realizou ontem uma apresentação e degustação de marcas premium de uísques do Tennessee, bourbons e outros destilados no restaurante A Figueira Rubaiyat. O objetivo é aumentar as vendas ao varejo brasileiro, nos próximos cinco anos,
em 12%. Entre janeiro e outubro deste ano, as importações
dos uísques americanos cresceram 51%. Em 2006, as exportações de destilados dos EUA para o Brasil totalizaram US$
1,76 milhão. O evento foi comandado por David Culver, vice-presidente de comércio exterior do Discus, e Lorena Alfaro,
diretora de exportações, que já realizaram outras ações semelhantes em países como China, Tailândia e Chile.
EUA lançam customização de sapatos on-line
Desenhar os próprios sapatos on-line é a última novidade do mercado norte-americano de calçados. A
tendência, que surgiu para
consumidores de tênis, agora também atinge modelos
urbanos e sofisticados.
Fabricantes como Vans e
Nike são alguns exemplos
dos precursores do sistema.
Tupli e Steven Madden (site
reproduzido ao lado) são outras empresas que permitem a customização de calçados mais sofisticados. Os
preços não são exatamente
populares -um sapato customizado Tupli custa a partir de US$ 750, e uma bota, a
partir de US$ 1.450.
TURBINADO
O empresário Adriano
Scopel abre, até janeiro, quatro lojas multimarcas de automóveis importados. A Tag
Import terá em São Paulo,
Belo Horizonte, Cuiabá e
Santa Catarina marcas como Lamborghini e Porsche.
O empresário já trabalhava
com importação de veículos
de luxo com desembaraço
feito no terminal portuário
alfandegário do grupo capixaba Scopel. "Estamos investindo R$ 100 milhões."
EXPANSÃO
A SulAmérica investe R$
2,1 milhões e lança novos
Centros Automotivos de Super Atendimento em Salvador, Porto Alegre e Ribeirão
Preto.
CELULAR
João Cox, presidente da
Claro, lança hoje a rede de
terceira geração em São
Paulo e em mais oito cidades
paulistas.
BOLIVIANA
Começa hoje, na Bolívia, a
Reunião da Comissão de
Monitoramento do Comércio Brasil-Bolívia, com coordenação do secretário-executivo do MDIC, Ivan Ramalho. Na pauta, missões
comerciais no país.
VALIOSAS
O setor financeiro deve
prevalecer entre as "Marcas
Brasileiras Mais Valiosas"
que serão anunciadas amanhã, pela consultoria Interbrand. Entre as dez primeiras empresas mais valiosas,
está uma empresa de cosméticos.
ÉTICA
A Abap (de agências de
publicidade) anuncia hoje os
nomes do seu Conselho de
Ética. Entre os temas analisados pelo conselho, estão a
concorrência desleal e o desvio das funções da agência.
Geraldo Alonso Filho será o
presidente.
com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA
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