São Paulo, terça-feira, 04 de dezembro de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

BC só deve cortar Selic no 2º semestre de 2008, diz consultoria

O Banco Central deve manter inalterada a taxa básica de juros na reunião do Copom. A projeção, da consultoria Tendências, é que o BC só volte a reduzir a Selic no segundo semestre do ano que vem. Ao fim de 2008, a taxa deve chegar a 10,25%. Hoje está em 11,25%.
A consultoria se baseia principalmente na conjuntura mundial. Desde a última reunião, o cenário piorou bastante. O ambiente é de incertezas em relação ao desenvolvimento da economia americana.
Internamente, o clima também se deteriorou. As barreiras são a preocupação quanto à política econômica do segundo mandato do governo Lula, por conta de fatos e declarações tais como a defesa da elevação dos gastos correntes, a discussão em torno da criação de um fundo soberano e o afastamento de técnicos do Ipea, críticos da política fiscal.
Todos esses fatores aumentam a percepção de risco sobre a economia e, com isso, cresce também a volatilidade nos mercados financeiros e a depreciação dos ativos brasileiros. Desde a última reunião do Copom, o risco-país subiu de 168 para 230 pontos e o câmbio ficou mais volátil, com a trajetória de apreciação da moeda interrompida.
Por outro lado, o campo econômico doméstico segue aquecido, sem que se verifique uma redução do nível de utilização da capacidade instalada. Amanhã, mesmo dia em que o Copom anuncia a nova taxa de juros, o IBGE divulga os números da política industrial de outubro. As previsões são que a taxa pode ter crescido até 9% em relação a outubro de 2006.
O BC deve esperar que haja um cenário benigno de inflação para retomar a flexibilização da política monetária. Segundo a Tendências, no próximo ano, a taxa deve ficar em torno de 4%.
Apesar de o cenário de inflação permanecer favorável, com projeções abaixo da meta, o ambiente de maior incerteza justifica a manutenção da Selic neste mês. A consolidação do cenário deve permitir a retomada dos cortes de juros no início do segundo semestre de 2008.

ON THE ROCKS
O Discus (Conselho de Bebidas Destiladas dos EUA) realizou ontem uma apresentação e degustação de marcas premium de uísques do Tennessee, bourbons e outros destilados no restaurante A Figueira Rubaiyat. O objetivo é aumentar as vendas ao varejo brasileiro, nos próximos cinco anos, em 12%. Entre janeiro e outubro deste ano, as importações dos uísques americanos cresceram 51%. Em 2006, as exportações de destilados dos EUA para o Brasil totalizaram US$ 1,76 milhão. O evento foi comandado por David Culver, vice-presidente de comércio exterior do Discus, e Lorena Alfaro, diretora de exportações, que já realizaram outras ações semelhantes em países como China, Tailândia e Chile.

EUA lançam customização de sapatos on-line

Desenhar os próprios sapatos on-line é a última novidade do mercado norte-americano de calçados. A tendência, que surgiu para consumidores de tênis, agora também atinge modelos urbanos e sofisticados.
Fabricantes como Vans e Nike são alguns exemplos dos precursores do sistema. Tupli e Steven Madden (site reproduzido ao lado) são outras empresas que permitem a customização de calçados mais sofisticados. Os preços não são exatamente populares -um sapato customizado Tupli custa a partir de US$ 750, e uma bota, a partir de US$ 1.450.

TURBINADO
O empresário Adriano Scopel abre, até janeiro, quatro lojas multimarcas de automóveis importados. A Tag Import terá em São Paulo, Belo Horizonte, Cuiabá e Santa Catarina marcas como Lamborghini e Porsche. O empresário já trabalhava com importação de veículos de luxo com desembaraço feito no terminal portuário alfandegário do grupo capixaba Scopel. "Estamos investindo R$ 100 milhões."

EXPANSÃO
A SulAmérica investe R$ 2,1 milhões e lança novos Centros Automotivos de Super Atendimento em Salvador, Porto Alegre e Ribeirão Preto.

CELULAR
João Cox, presidente da Claro, lança hoje a rede de terceira geração em São Paulo e em mais oito cidades paulistas.

BOLIVIANA
Começa hoje, na Bolívia, a Reunião da Comissão de Monitoramento do Comércio Brasil-Bolívia, com coordenação do secretário-executivo do MDIC, Ivan Ramalho. Na pauta, missões comerciais no país.

VALIOSAS
O setor financeiro deve prevalecer entre as "Marcas Brasileiras Mais Valiosas" que serão anunciadas amanhã, pela consultoria Interbrand. Entre as dez primeiras empresas mais valiosas, está uma empresa de cosméticos.

ÉTICA
A Abap (de agências de publicidade) anuncia hoje os nomes do seu Conselho de Ética. Entre os temas analisados pelo conselho, estão a concorrência desleal e o desvio das funções da agência. Geraldo Alonso Filho será o presidente.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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