São Paulo, sábado, 05 de janeiro de 2008

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

PIB pode cair para 3,5% com recessão nos EUA, diz Mauá

Os números ruins da economia americana desta semana desencadearam uma onda forte de pessimismo nos mercados no mundo inteiro.
A queda de ontem de 2,95% no Ibovespa, depois de ter iniciado o pregão em alta, foi reflexo desse mau humor.
Nos Estados Unidos, a grande maioria dos analistas acha inevitável uma desaceleração forte da economia. O que não se sabe é o tamanho da freada e qual o seu impacto no Brasil.
O economista Caio Megale, sócio da Mauá Investimentos, acha que se o tranco na economia americana for realmente forte, como muitos analistas começam a prever, o Brasil não sairá ileso, assim como todos os países do mundo. O crescimento mundial deve baixar de 4,8% para algo como 4%.
Pelas contas de Megale, se os Estados Unidos entrarem em recessão, o ritmo de crescimento do PIB no Brasil neste ano pode sofrer uma redução de até um ponto percentual em relação às taxas previstas de expansão. Dos 4,5% que a Mauá prevê para este ano, o crescimento pode reduzir para 3,5%.
De acordo com Megale, o crescimento só não é mais baixo porque a economia entra em 2008 em um ritmo acelerado de expansão, na faixa de 5%, e isso irá amenizar o tombo deste ano no país.
O crescimento de 3,5% poderá soar como certa decepção para o país, depois de ter, em 2007, registrado expansão superior a 5%, mas não se pode dizer que seja um resultado ruim para os padrões brasileiros.
Pelos cálculos de Megale, o efeito da recessão nos EUA se dará principalmente nas exportações do Brasil. Em condições normais, o economista acha que as exportações neste ano deveriam se expandir algo como 8% a 9%, mas a freada pode levar o crescimento a cair pela metade.
Dessa forma, a contribuição das exportações para o crescimento do PIB baixaria de 1,5% para 0,7%. Isso também provocaria um efeito indireto na confiança dos empresários e dos consumidores, o que ajudaria a reduzir o ritmo do crescimento do PIB em mais 0,3% ou 0,4%.
São esses números que explicam os cálculos de Megale para o PIB reduzir sua taxa de crescimento de 4,5% para 3,5%, no caso de a economia americana entrar em recessão.

Deloitte lança guia técnico sobre balanços

A Deloitte lança o guia "Demonstrações Financeiras", com material técnico para orientar na elaboração dos balanços das companhias de capital aberto e fechado no Brasil. A publicação traz orientações para o exercício de 2007 e tem como objetivo disseminar práticas de governança corporativa.

MOCHILÃO
A AllBags iniciou suas vendas no varejo eletrônico. No ar desde dezembro, a empresa foca na venda on-line de acessórios, bolsas e mochilas e pretende ter em seu catálogo lançamentos de marcas internacionais. O site venderá marcas como Kipling, JanSport e Eastpak e oferecerá também sistema de vendas corporativas com negociação diferenciada. O "business-to-business" visa atender empresas que precisam adquirir produtos em grande quantidade para presentear funcionários e colaboradores.

EDUCAÇÃO: FAAP FECHA INTERCÂMBIO COM UNIVERSIDADES INTERNACIONAIS
Em busca da internacionalização de seu campus, a Faap (Fundação Armando Alvares Penteado) está se aproximando de universidades da Europa e dos Estados Unidos. Esta proximidade dará origem ao intercâmbio de seus professores neste ano em instituições como as universidades de Berkeley e Stanford, na Califórnia, Olin College e MIT, em Massachusetts, e University of Colorado at Boulder. Os acordos se concretizarão durante este ano, nas áreas de administração, direito, engenharia, artes plásticas e comunicação.

BOLÉIA
A Votorantim Cimentos adquiriu 200 caminhões pesados Mercedes-Benz. Os veículos serão utilizados para a ampliação da frota da empresa e também destinados aos transportadores terceirizados. Desse total, 130 são da linha Axor, entre os modelos 2540, 2640 e 2644, e 70 unidades do pesado 2423 betoneira.

CÂMBIO PRONTO
O Banco Fator acabou de receber autorização do Banco Central para realizar operações de câmbio pronto. O novo serviço pode ser contratado tanto por pessoas jurídicas quanto físicas.

COURO MINEIRO
Seis fábricas de Guaxupé lançam as coleções outono/ inverno na próxima edição da Couromoda (Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro), de 14 a 17 de janeiro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A estratégia faz parte do projeto de reposicionamento do setor apoiado pelo Sebrae Minas há três anos. A idéia é usar a feira como uma vitrine para o grupo, que participa de ações para melhorar a gestão dos negócios e a qualidade dos produtos.

PELO TELEFONE
A TeleListas acaba de lançar seu portal wap, que tem entre seus principais atrativos a possibilidade de mostrar mapas na tela do celular dos usuários.

PLATÉIA
As empresas do grupo Usiminas investiram, em 2007, em projetos culturais, R$ 29 milhões. Foram 228 projetos artísticos em todo o país. Desde a criação do Instituto Cultural Usiminas, em 1993, o grupo acumulou investimentos de R$ 138 milhões no setor.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

Próximo Texto: Emprego nos EUA eleva temor de recessão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.