São Paulo, sábado, 05 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO ILEGAL

Apreensão de CDs e DVDs piratas avança 21% no país

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O número de apreensões de mídias piratas cresceu 21% em 2007 ante o ano anterior, diz a APCM (Associação Anti-Pirataria Cinema e Música). Foram 36 milhões de CDs e DVDs apreendidos no país no ano passado.
Embora o combate tenha se intensificado, o mercado de produtos piratas também se expandiu. A APCM estima que, a cada dez DVDs no Brasil, seis sejam piratas.
A associação aponta o barateamento de aparelhos como o gravador de DVD e o avanço da venda de computadores como principais causas do aumento da pirataria.
Tiago Aguiar, advogado da APCM, afirma que a pirataria aumentou muito nos shoppings populares, em que os produtos falsificados são vendidos em estandes, mas identifica a diminuição da pirataria em espaços públicos de São Paulo como largo da Batata (zona oeste) e largo Treze de Maio (zona sul).
O advogado disse que ações conjuntas com os órgãos que emitem licenças para o comércio ajudaram a combater a atividade ilegal. "Estamos tentando envolver não só a polícia, mas também os órgãos administrativos."
Na internet, a APCM diz que em 2007 saíram do ar 55 mil links de filmes e músicas e 15 mil arquivos "peer-to-peer" (ponto a ponto).


Texto Anterior: Procura por ventiladores cresce até 653% e lojas ficam sem estoque
Próximo Texto: Indústria: Incêndio destrói fábrica de TVs e monitores em Manaus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.