São Paulo, segunda-feira, 05 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado prevê queda gradual dos juros no ano

DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado não pode precisar quando os juros irão começar a ser reduzidos no Brasil. Mas ninguém duvida de que o processo irá ser iniciado em breve, a não ser que a inflação volte a trazer surpresas desagradáveis.
A taxa Selic está hoje em 13,75% anuais. Segundo a última pesquisa semanal do Banco Central, feita com instituições financeiras, a expectativa é que a taxa esteja em torno de 12% no final de 2009. Ou seja, mesmo com a esperada redução da Selic, as aplicações que acompanham os juros tendem a manter retornos elevados neste ano.
"Se formos comparar a outros países, o retorno pago pelas aplicações aqui no Brasil é muito elevado", afirma Jason Freitas Vieira, economista-chefe da UpTrend Consultoria Econômica.
"Se a inflação permitir, a taxa básica poderá começar a ser cortada já na primeira reunião do Copom, neste mês. Mas as taxas não vão despencar. Acho que a Selic pode estar entre 12% e 12,5% no fim do ano."
A primeira reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) ocorrerá nos próximos dias 20 e 21. O Copom realizará oito encontros em 2009 para discutir e definir a taxa de juros brasileira. (FV)


Texto Anterior: Folhainvest

Bolsa não deve se recuperar no curto prazo

Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.