São Paulo, segunda-feira, 05 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plano dos EUA só deve sair em fevereiro

DA REDAÇÃO

O pacote de estímulo à economia que o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, pretende colocar em prática no início do seu mandato só deve ser aprovado em fevereiro. Alguns dos principais políticos democratas, o partido de Obama, dizem que o plano dificilmente será votado antes da posse, no dia 20.
"Será difícil finalizar o pacote tão cedo [até o dia 20]", afirmou o líder da maioria na Câmara dos Representantes, Steny Hoyer. De acordo com ele, os congressistas esperam votar o plano até a metade do mês que vem.
Já Mitch McConnell, líder no Senado do partido do presidente norte-americano, George W. Bush, disse que é improvável que o projeto seja aprovado antes da posse de Obama e disse não ser "uma boa ideia" os democratas aprovarem o plano sem discuti-lo com os republicanos.
Obama pediu anteontem ao Congresso que aja "rapidamente e com coragem" na aprovação do pacote, que pode chegar a US$ 1 trilhão. Uma das ideias estudadas é que o auxílio-desemprego seja estendido a trabalhadores de meio-período.


Texto Anterior: Apoio a risco levou à crise, diz analista
Próximo Texto: Desvendando 2009 - Robert B. Zoellick: Modernizando o multilateralismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.