São Paulo, terça, 5 de janeiro de 1999

Próximo Texto | Índice

PAINEL S/A

Mercado de cartões
Pesquisa do Instituto Horwath Soteconti com a indústria hoteleira do Brasil mostra que o cartão Visa é o mais utilizado pelos turistas, com 35,2% do mercado. Em segundo lugar vem o American Express, com 30,5%, e, em seguida, o cartão Mastercard, com 21,3%.

Mudanças à vista
O Banco Real de Investimentos vai mudar de nome antes de maio, prazo máximo estabelecido no contrato com o ABN-Amro, que comprou a marca. O novo banco terá como produtos fortes o crédito e os fundos de investimento.

Mais movimentação
A Bradesco Cartões registrou, no ano de 98, um salto de 48% para 60% no total de cartões utilizados, em relação à base (número de associados). A Bradesco Cartões possui 2,5 milhões de associados.

Malha paulista
O programa de concessões rodoviárias de São Paulo prevê 21 lotes e investimentos totais de R$ 11,8 bilhões no prazo de 20 anos. "Já foram contratados nove lotes, com investimentos previstos de R$ 5,2 bilhões, dos quais dois terços serão investidos nos primeiros cinco anos", diz Moacyr Servilha Duarte, presidente da ABCR (que reúne as concessionárias).

Conversa difícil
Um dos primeiros comerciais a estrear em 99 é o da rede de escolas CCAA, criado pela Giovanni, FCB, em que extraterrestres chegam à Terra e tentam se comunicar, sem sucesso, em inglês.

Retomando o diálogo
O presidente nacional da CUT, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, já foi procurado pelo novo ministro do Trabalho, Francisco Dornelles. Segundo Vicentinho, o ministro mostrou-se favorável à abertura de um diálogo de "alto nível" e "permanente" com a CUT. A central discute o assunto no dia 22, em reunião da executiva nacional.

Em alta
O preço do cimento no Estado de São Paulo subiu 9,17% no ano passado, segundo levantamento feito pelo SindusCon-SP (reúne as construtoras).

De olho no Brasil
Pelo menos uma grande construtora mexicana está interessada no mercado brasileiro. Há um ano a empresa avalia as possibilidades de entrar no país. O México é um dos poucos países da América Latina onde o setor de construção vai muito bem, graças a programas de casas populares.

Trabalho em grupo
A Ernst & Young entra 99 com uma novidade: passa a adotar a estrutura de atendimento "revenue teams" (equipes de trabalho que cuidam de um mesmo segmento industrial). Os cinco grupos são: manufatura, serviços financeiros, energia, TCE (tecnologia, comunicações e entretenimento) e produtos de consumo e varejo.

Efeito da crise
Aumenta a preocupação entre executivos das áreas que cuidam dos países emergentes nos bancos internacionais. Temem uma nova rodada de cortes de empregos depois de contabilizados os resultados ruins de 1998.

Investimentos em foco
Mailson da Nóbrega, Gustavo Loyola e Paulo Rabello de Castro participam de seminário sobre investimentos no Brasil, promovido pelo Inae (Instituto de Aperfeiçoamento de Executivos). O encontro acontecerá dia 24 de fevereiro no auditório da Bovespa.

E- mail: painelsa@uol.com.br



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.