São Paulo, terça-feira, 05 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vale afasta banco de negociação, diz jornal

Merrill Lynch teria se recusado a financiar compra da mineradora suíça Xstrata pela empresa brasileira

DA REDAÇÃO

A Vale afastou o banco americano Merrill Lynch da função de principal conselheiro nas negociações com a mineradora suíça Xstrata, depois que a instituição financeira não aceitou ajudar a financiar a aquisição, segundo o "Financial Times".
De acordo com o jornal britânico, a Vale avisou o Merrill Lynch que ele perderia o posto de consultor no negócio caso não prometesse uma "grande parte" do seu orçamento para financiar a operação que pode chegar a US$ 90 bilhões. O banco de investimento americano teria concluído que as condições não eram aceitáveis para ele nem para os acionistas da mineradora brasileira.
O Merrill Lynch foi um dos bancos que mais perderam com o investimento em títulos lastreados em hipotecas de alto risco ("subprime"). Apenas no último trimestre, ele divulgou que teve um prejuízo de quase US$ 10 bilhões.
Ainda segundo o "Financial Times", a Vale tem encontrado dificuldades para financiar a operação de compra da Xstrata devido à crise nos últimos meses no mercado de crédito.

China
Outra dificuldade pode surgir nas negociações da Vale com a Xstrata. De acordo com o "Daily Telegraph" de anteontem, o Banco Chinês de Desenvolvimento estaria discutindo a aquisição de 35% da empresa suíça. O jornal disse ainda que a instituição financiou a compra de 12% da mineradora anglo-australiana Rio Tinto pela também chinesa Chinalco.
O banco do país asiático negou que esteja negociando a compra de participação na Xstrata e confirmou um acordo com a Anglo American -outra mineradora que é cogitada como uma das interessadas pela companhia suíça.
A compra de parte da Rio Tinto pela Chinalco, ao lado da americana Alcoa, foi vista como uma tentativa do governo chinês de brecar a alta do preço do minério de ferro -fundamental para a sua indústria e que tem a Vale, a Rio Tinto e a BHP como grandes produtores.


Texto Anterior: Temor com cartões derruba Bolsa de NY
Próximo Texto: Bancos: Virgin apresenta proposta por Northern Rock
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.