São Paulo, sexta-feira, 05 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudança agrada, mas dúvidas sobre viabilidade persistem

AGNALDO BRITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Grupos interessados em participar do leilão de concessão do projeto TAV (Trem de Alta Velocidade) consideraram positiva, mas ainda insuficiente, a flexibilização tarifária anunciada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
"Sem dúvida isso torna o projeto mais atrativo para os consórcios, mas não é tudo", disse Hélcio Aunhão, diretor de desenvolvimento de novos negócios da Siemens Mobility, potencial fornecedora da tecnologia do trem-bala brasileiro, que, no trajeto total, ligará o Rio de Janeiro a Campinas (SP).
As dúvidas sobre o conteúdo do edital são grandes. De acordo com Aunhão, há pelo menos quatro dúvidas importantes. A primeira é a incerteza quanto ao estudo de demanda apresentado pelo governo. Em seguida, os empreendedores também conservam desconfiança em relação ao custo final do projeto, estimado pela ANTT em R$ 34 bilhões. Há estimativas que superam os R$ 50 bilhões.
O valor em desapropriações no caso de o empreendedor propor um traçado diferente daquele sugerido pelo governo e o tempo para a concessão das licenças ambientais são outros aspectos de risco embutidos no projeto, afirma Aunhão.
As empreiteiras nacionais, com interesse na obra do trem-bala, gostariam que fossem realizadas duas licitações: uma para as obras civis e outra para a escolha do operador do TAV. O governo não atendeu ao pedido dos eventuais interessados.
Outro pedido, também não atendido, foi a extensão de prazo entre a publicação do edital e a data de realização do leilão.
Os possíveis interessados pedem prazo de seis meses para articular os grupos. O governo considera esse tempo extenso demais e aceita esperar apenas 60 dias, mas pode ceder.


Colaborou HUMBERTO MEDINA , da Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Governo decide liberar tarifa para o trem-bala
Próximo Texto: Tecnologia é "exaurida", diz especialista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.