São Paulo, sexta-feira, 05 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Subsidiária da Illy em SP terá vinhos, chás, doces e chocolates

Empresa de café terá subsidiária no país para elevar presença na América do Sul

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A Illycaffè, tradicional empresa italiana na produção e venda de cafés especiais, abrirá uma subsidiária em São Paulo.
Com o nome de Illycaffè Sud America, a empresa quer não só aumentar a presença do café na região como também incluir vinhos, chocolates, chás e doces à lista de produtos vendidos no Brasil. Os novos produtos a serem comercializados são todos de produção própria.
A subsidiária, com início de funcionamento previsto para junho, tem objetivo claro: elevar a participação no mercado brasileiro. Andrea Illy, presidente da Illycaffè, diz que o país será em breve também o maior consumidor mundial de café.
Consolidados os negócios no Brasil, a empresa quer elevar a participação também nos países da América do Sul. A região representa hoje de 3% a 4% das vendas mundiais da Illy -a previsão é chegar a 6%.
A subsidiária vai estruturar a rede de vendas da Illycaffè e o objetivo é atingir hotéis, restaurantes, cafeterias, vendas em residências e em escritórios, além de promover a comercialização eletrônica.
O presidente da Illycaffè está preocupado com o aquecimento global e eventuais efeitos sobre a produção mundial de café.
Para garantir sustentabilidade, a Illy desenvolve um estudo com a Universidade de Oxford (Inglaterra). O objetivo é criar uma metodologia para o desenvolvimento da sustentabilidade econômica, social e ambiental dos produtores.
"A sustentabilidade é importante, mas deve ser enfrentada com disciplina científica." Para ele, os produtores não devem ter certificações, mas as indústrias. Onerosas, as certificações pesam na renda dos cafeicultores. Esses devem tomar medidas transparentes na sustentabilidade e ter comunicação com a empresa compradora.
Os custos da indústria vão aumentar, mas as empresas podem dividir esses gastos com os consumidores, que estarão recebendo um café de melhor qualidade.
O presidente da Illycaffè diz que as duas iniciativas da empresa -as medidas de sustentabilidade e a certificação de empresas- estão abertas a todos.


Texto Anterior: Grupo Pão de Açúcar anuncia mudanças em seu comando
Próximo Texto: Globo e RBS criam empresa de eventos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.