São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004 |
Próximo Texto | Índice
PAINEL S.A. Um novo vilão O item material de construção foi o vilão do índice de preços no varejo de março da Fecomercio SP, que será divulgado amanhã. Dos cinco grupos pesquisados, foi o que registrou a maior alta, com variação positiva de 3%. Em 2004, esse grupo já acumula alta de preços de 8,52%. Bola de cristal 1 O mercado brasileiro de banda larga vai registrar um crescimento acelerado nos próximos anos, de acordo com projeções elaboradas pelo Yankee Group. Em 2003, atingiu aproximadamente 2% das residências no país. Até 2007, deve chegar a 5% das famílias. Bola de cristal 2 De acordo com o Yankee Group, o número de assinantes de banda larga residencial deverá crescer 33% ao ano, e o de acessos corporativos, 49% anuais, entre 2003 e 2007. Mais um fundo Em junho, a Caixa Econômica Federal vai lançar o segundo fundo imobiliário. O novo fundo receberá aplicações mínimas de R$ 1.000, mas será formado por uma cesta de imóveis. O primeiro fundo, o Almirante Barroso, vendeu suas 104,8 mil cotas num período de 75 dias. A captação diária do fundo superou a marca dos R$ 12 milhões. Otimismo Rossano Maranhão, vice-presidente do Banco do Brasil, desembarcou na semana passada da reunião do BID, em Lima, após realizar várias reuniões com banqueiros. Segundo ele, se depender do apetite do mercado internacional, o resultado da balança comercial brasileira será muito melhor do que o previsto. Energia Com financiamento de R$ 429 milhões, o BNDES vai apoiar a construção de duas linhas de transmissão de energia nas regiões Norte e Sudeste. Em alta A divisão de semicondutores da Philips do Brasil registrou um crescimento de vendas superior a 40% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O efeito é reflexo da venda de componentes para a produção de equipamentos de telecomunicações, especialmente telefonia celular. Procura-se A Ernst & Young está coordenando uma megaoperação para captação de investidores a pedido de uma das maiores empresas que atuam na indústria alimentícia. Trata-se de companhia de capital nacional, que atua no Rio de Janeiro em beneficiamento e distribuição de grãos e derivados. Inverno aquecido A Ellus investiu US$ 1 milhão na sua nova campanha de comunicação para o outono-inverno/2004, que será lançada no dia 12. A empresa, que concentra 75% dos seus negócios na produção de jeans, exporta para Europa, Chile, EUA e Japão. E-mail - guilherme.barros@uol.com.br ANÁLISE Recuperação do plástico
Em fevereiro, pela segunda vez
desde 1996, as exportações de
produtos plásticos transformados superaram as importações,
segundo estudo da MaxiQuim
Assessoria de Mercado. O primeiro superávit foi registrado
em dezembro de 2003, quando
as exportações foram US$ 1 milhão maiores do que as importações. Em fevereiro, o saldo fechou positivo em US$ 2,8 milhões. O resultado se deve ao
crescimento das exportações
brasileiras e à recuperação econômica da Argentina. Nos primeiros dois meses de 2004, as
exportações ao principal parceiro do Mercosul evoluíram 81,7%
sobre o ano passado e atingiram
US$ 22,9 milhões. Os movimentos de substituição de importações na Argentina deverão limitar as exportações brasileiras. |
|