São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Um novo vilão
O item material de construção foi o vilão do índice de preços no varejo de março da Fecomercio SP, que será divulgado amanhã. Dos cinco grupos pesquisados, foi o que registrou a maior alta, com variação positiva de 3%. Em 2004, esse grupo já acumula alta de preços de 8,52%.

Bola de cristal 1
O mercado brasileiro de banda larga vai registrar um crescimento acelerado nos próximos anos, de acordo com projeções elaboradas pelo Yankee Group. Em 2003, atingiu aproximadamente 2% das residências no país. Até 2007, deve chegar a 5% das famílias.

Bola de cristal 2
De acordo com o Yankee Group, o número de assinantes de banda larga residencial deverá crescer 33% ao ano, e o de acessos corporativos, 49% anuais, entre 2003 e 2007.

Mais um fundo
Em junho, a Caixa Econômica Federal vai lançar o segundo fundo imobiliário. O novo fundo receberá aplicações mínimas de R$ 1.000, mas será formado por uma cesta de imóveis. O primeiro fundo, o Almirante Barroso, vendeu suas 104,8 mil cotas num período de 75 dias. A captação diária do fundo superou a marca dos R$ 12 milhões.

Otimismo
Rossano Maranhão, vice-presidente do Banco do Brasil, desembarcou na semana passada da reunião do BID, em Lima, após realizar várias reuniões com banqueiros. Segundo ele, se depender do apetite do mercado internacional, o resultado da balança comercial brasileira será muito melhor do que o previsto.

Energia
Com financiamento de R$ 429 milhões, o BNDES vai apoiar a construção de duas linhas de transmissão de energia nas regiões Norte e Sudeste.

Em alta
A divisão de semicondutores da Philips do Brasil registrou um crescimento de vendas superior a 40% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O efeito é reflexo da venda de componentes para a produção de equipamentos de telecomunicações, especialmente telefonia celular.

Procura-se
A Ernst & Young está coordenando uma megaoperação para captação de investidores a pedido de uma das maiores empresas que atuam na indústria alimentícia. Trata-se de companhia de capital nacional, que atua no Rio de Janeiro em beneficiamento e distribuição de grãos e derivados.

Inverno aquecido
A Ellus investiu US$ 1 milhão na sua nova campanha de comunicação para o outono-inverno/2004, que será lançada no dia 12. A empresa, que concentra 75% dos seus negócios na produção de jeans, exporta para Europa, Chile, EUA e Japão.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Recuperação do plástico

Em fevereiro, pela segunda vez desde 1996, as exportações de produtos plásticos transformados superaram as importações, segundo estudo da MaxiQuim Assessoria de Mercado. O primeiro superávit foi registrado em dezembro de 2003, quando as exportações foram US$ 1 milhão maiores do que as importações. Em fevereiro, o saldo fechou positivo em US$ 2,8 milhões. O resultado se deve ao crescimento das exportações brasileiras e à recuperação econômica da Argentina. Nos primeiros dois meses de 2004, as exportações ao principal parceiro do Mercosul evoluíram 81,7% sobre o ano passado e atingiram US$ 22,9 milhões. Os movimentos de substituição de importações na Argentina deverão limitar as exportações brasileiras.


Próximo Texto: Espetáculo em xeque: Investimento sobe em ritmo de conta-gotas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.