São Paulo, quarta-feira, 05 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copa faz produção de TV disparar

DA SUCURSAL DO RIO

A produção de televisores disparou em fevereiro em razão das expectativas com o efeito Copa do Mundo e com os preços mais em conta para o consumidor. A produção cresceu 61,6% no mês passado sobre fevereiro de 2005 e 64,6% no ano ante o 1º bimestre do ano passado, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Para Isabela Nunes, economista da Coordenação da Indústria do IBGE, a manutenção da oferta de crédito, o aumento da massa salarial e a inflação sob controle favorecem a compra desses produtos. "O preço dos televisores está caindo com o recuo de preços de componentes importados. Além disso, essa é uma Copa em que o país entra como favorito", disse. Para a economista, as chances de o país conquistar o hexacampeonato e o horário mais favorável de transmissão dos jogos em relação à última Copa aumentaram o apelo dos novos televisores.
Dados da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) mostram que a expectativa dos fabricantes de televisores é um aumento de 12% nas vendas em 2006 em relação aos 9,8 milhões de aparelhos vendidos no ano passado.
"O cenário para a comercialização de televisores é positivo tanto sob o aspecto macroeconômico, caso as projeções de inflação e desempenho do PIB se confirmem, quanto em razão da Copa, que terá um efeito maior neste ano sobre a demanda por causa do interesse dos consumidores pelos televisores de tela plana e novas tecnologias", afirma Paulo Saab, presidente da Eletros.
Nos anos de Copa, a sazonalidade das vendas de televisores muda do período de julho a outubro para março a junho.
Os aparelhos de TV puxaram também a venda de eletroeletrônicos, que cresceu 43% no primeiro bimestre na comparação com igual período do ano passado. (JL)


Texto Anterior: Previsão é avanço no 2º trimestre
Próximo Texto: Luís Nassif: O caso Cemar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.