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Copa faz produção de TV disparar
DA SUCURSAL DO RIO
A produção de televisores disparou em fevereiro em razão das
expectativas com o efeito Copa do
Mundo e com os preços mais em
conta para o consumidor. A produção cresceu 61,6% no mês passado sobre fevereiro de 2005 e
64,6% no ano ante o 1º bimestre
do ano passado, segundo dados
do IBGE (Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística).
Para Isabela Nunes, economista
da Coordenação da Indústria do
IBGE, a manutenção da oferta de
crédito, o aumento da massa salarial e a inflação sob controle favorecem a compra desses produtos.
"O preço dos televisores está caindo com o recuo de preços de componentes importados. Além disso, essa é uma Copa em que o país
entra como favorito", disse. Para a
economista, as chances de o país
conquistar o hexacampeonato e o
horário mais favorável de transmissão dos jogos em relação à última Copa aumentaram o apelo
dos novos televisores.
Dados da Eletros (Associação
Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) mostram que a expectativa dos fabricantes de televisores é um aumento de 12% nas vendas em 2006 em
relação aos 9,8 milhões de aparelhos vendidos no ano passado.
"O cenário para a comercialização de televisores é positivo tanto
sob o aspecto macroeconômico,
caso as projeções de inflação e desempenho do PIB se confirmem,
quanto em razão da Copa, que terá um efeito maior neste ano sobre a demanda por causa do interesse dos consumidores pelos televisores de tela plana e novas tecnologias", afirma Paulo Saab, presidente da Eletros.
Nos anos de Copa, a sazonalidade das vendas de televisores muda
do período de julho a outubro para março a junho.
Os aparelhos de TV puxaram
também a venda de eletroeletrônicos, que cresceu 43% no primeiro bimestre na comparação
com igual período do ano passado.
(JL)
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