São Paulo, domingo, 05 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Gatilho" para ajustar gasolina vai ser mantido

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro de Minas e Energia, Francisco Gomide, reafirmou que o governo não tem intenção de alterar o mecanismo de reajuste da gasolina adotado pela Petrobras -repasse para o consumidor, a cada 15 dias, dos aumentos ou reduções de custo do petróleo no mercado internacional, quando a variação em relação à quinzena anterior superar 5%.
"Não detectei dentro do governo nenhum movimento de revisão dessa postura", disse ele.
Engenheiro e economista com doutorado em hidrologia nos Estados Unidos, ele trocou a presidência das distribuidoras de energia Escelsa (ES) e Enersul (MS) pelo ministério.

Críticas
A fórmula de reajuste da Petrobras para a gasolina foi criticada pelo pré-candidato tucano à Presidência da República, senador José Serra (SP). A preocupação de Serra é com o efeito dos reajustes sobre a inflação e sobre sua campanha.
Hoje, segundo o ministro, não haveria necessidade de novo reajuste. Neste ano, o preço da gasolina subiu três vezes. Após as críticas de Serra, o presidente da empresa, Francisco Gros, chegou a admitir que poderia haver alterações.
Para Gomide, o governo deveria evitar mudar o sistema de reajuste do preço dos combustíveis segundo as variações no mercado internacional.
"É dramático que as decisões fiquem mudando tão rapidamente. Se você muda de estratégia a toda hora, o sinal não é bom [para os investidores"", afirmou.
O ministro, no entanto, admite que o fato de a Petrobras praticar preços de mercado e ser monopolista favorece a empresa.
"Nós temos todo o jogo preparado para que os investidores venham competir com a Petrobras, mas eles ainda não vieram. Enquanto isso, ela [Petrobras" se beneficia de preços de mercado que estão muito acima dos seus custos", afirmou.
Segundo ele, foi o Congresso que decidiu, a partir de uma proposta do governo, que a Petrobras não seria monopolista e, para isso, permitiu que ela praticasse preços de mercado.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mercados e serviços: Setor de papel promete lucros, diz analista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.