UOL


São Paulo, segunda-feira, 05 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Órgão deve zelar por direitos

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de ser caracterizada como a Justiça do desempregado, especialistas afirmam que a Justiça do Trabalho é órgão fundamental para garantir os direitos dos trabalhadores.
Além de ser gratuita, o trabalhador pode recorrer à Justiça independentemente de ter advogado. A primeira audiência ocorre num período inferior a 30 dias após a abertura da ação. Cerca de 60% dos processos ajuizados são concluídos na primeira instância.
"Só por isso já dá para ver o quanto é importante a Justiça do Trabalho no país", afirma Vantuil Abdala, vice-presidente do TST.
Na década de 40, quando passou a ser um ramo específico do Judiciário, tinha o papel de proteger o empregado, já que começava no país a fase de industrialização. "Foi criada para enfrentar as questões desfavoráveis aos trabalhadores. Até hoje, é a esperança do empregado. As empresas deixam de pagar os direitos dos trabalhadores. Mas, em determinado momento, têm de pagar o que devem. Caso contrário, perdem seus bens", diz Francisco Fausto, presidente do TST.
(FF e CR)

Texto Anterior: Desvio de função: Justiça do Trabalho só atende desempregado
Próximo Texto: TST quer indenização com juros mais altos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.