São Paulo, terça-feira, 05 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

Reuters
Homem anda en refinaria de petróleo no Kuait; a Opec tentou acalmar o mercado ontem, após o Iraque ameaçar suspender as exportações do produto


CHOQUE DE OFERTA

Corte iraquiano faz preço do petróleo subir
A cotação do petróleo subiu ontem 0,9% como consequência da decisão do Iraque de suspender as exportações do produto. O barril do tipo Brent, negociado na Bolsa de Londres, fechou cotado a US$ 29,26, contra US$ 29 ontem. Além disso, os países da Opep não pretendem aumentar a produção. Mas a alta dos preços mostrou sinais de arrefecimento no final do pregão, porque é possível que a Arábia Saudita eleve a sua produção. O Iraque anunciou no sábado que deixará de exportar petróleo, cortando cerca de 5% das exportações mundiais para protestar contra a decisão da ONU (Organização das Nações Unidas) de estender seu programa de troca de petróleo por alimentos por apenas um mês, em vez dos habituais seis meses. (DA REUTERS)


Texto Anterior: Luís Nassif: O aprendizado com a crise
Próximo Texto: Comércio exterior: Balança começa junho com superávit
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.