São Paulo, terça-feira, 05 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtividade industrial sobe 17% em 5 anos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) divulgou ontem análise em linha idêntica à do BNDES, destacando alta da produtividade da indústria e carência de investimentos em infra-estrutura.
O instituto apontou que, nos últimos cinco anos, a produtividade do trabalho na indústria brasileira aumentou 16,7%. Segundo o Iedi, mantida a atual tendência, essa taxa pode fechar em 20% no acumulado dos últimos seis anos.
O mesmo estudo do Iedi registra que, se a indústria "está em linha do que dela se espera", o mesmo não pode ser dito de outros setores essenciais para o crescimento do país -investimentos em infra-estrutura, redução da carga tributária e queda do juro.
Edgard Pereira, economista-chefe do Iedi, diz que os estudos do instituto e do BNDES mostram a mesma realidade: "Enquanto a indústria cumpre seu papel, está faltando a parte do governo federal para o país deslanchar".
Ao comentar o trabalho do BNDES, Pereira lembra que os dados explicam um "aparente paradoxo", de que o país cresceu mais nos últimos anos após a revisão das contas nacionais, mesmo com uma taxa de investimento menor.


Texto Anterior: País eleva gastos em máquinas, mas "patina" na infra-estrutura
Próximo Texto: Foco: Operários protestam contra o fechamento de fábricas de tubos para TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.