São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acusações "são falsas", afirma Dilma

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse ontem que são "falsas" as acusações da ex-diretora da Anac Denise Abreu de que o governo teria feito lobby para aprovar a venda da Varig a um fundo de investimento estrangeiro e três sócios nacionais.
Ela questionou ainda o comportamento de Denise Abreu e afirmou que o governo tinha interesse em evitar a "descontinuidade" das operações da companhia aérea.
Dilma falou sobre as declarações de Denise Abreu durante o balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Palácio do Planalto.
O foco das perguntas dos jornalistas acabou recaindo sobre o caso Varig. Dilma começou respondendo tranqüilamente, negando as acusações e se queixando do comportamento de Denise Abreu, que, antes de ser diretora da agência, havia trabalhado na Casa Civil durante o período de José Dirceu.
"São informações falsas", disse a ministra, expressão repetida por ela oito vezes. Em seguida, Dilma afirmou que estranhava as declarações "por conta da relação qualificada e de consideração que havia entre a Casa Civil e a doutora Denise".
A ministra disse que era de interesse do governo evitar a falência da Varig. "O governo teve grande preocupação com a falência da Varig, com a descontinuidade do serviço". Acrescentou, porém, que a negociação se deu no "âmbito do processo de falência" da companhia e que "o governo não participou da venda da Varig". Dilma acabou se irritando ao ser questionada sobre a atuação do advogado Roberto Teixeira da Costa, compadre de Lula e que foi contratado pelos empresários que na época adquiriram a Varig. "Eu não tenho o que responder sobre advogado e não vou responder", disse em tom irritado.
Ex-presidente da Anac, Milton Zuanazzi classificou de "genéricas" as acusações de Denise Abreu. "Ela tem que provar o que está dizendo", disse. Questionado sobre a ingerência da Casa Civil na Anac, com pedidos e orientações, Zuanazzi disse: "Me liga mais tarde?". Depois mandou avisar que está reunindo documentos e falando com advogados. E prometeu fazer revelações na próxima semana.


Texto Anterior: Ex-dirigentes da Anac acusam ação de Dilma
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.