São Paulo, quinta-feira, 05 de julho de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Brasil deve criar 1,5 milhão de empregos

Em 2007, o Brasil deve criar 1,451 milhão de empregos formais. Esse número representa um crescimento de 18,06% sobre o ano passado, que teve 1,229 milhão de novas vagas formais, e de 15,71% sobre 2005, quando foi gerado 1,254 milhão de postos. As projeções são da consultoria LCA.
A LCA também estima que a evolução da ocupação (formal e informal) em 2007 deva ser mantida em 3,1%. O percentual é baseado em pesquisas domiciliares junto ao crescimento do emprego industrial -de remuneração mais alta do que a média global. A consultoria reviu para cima a evolução do rendimento médio real do trabalho, principalmente no curto prazo, de 2,29% para 2,53%.
Já a alta esperada para a massa real de rendimentos do trabalho, em 2007, passou de 5,47% para 5,71%, contra 5,13% em 2006. A projeção para o crescimento da massa total de rendimentos (que abrange, além da renda do trabalho, benefícios previdenciários) passou de 5,24% para 5,43%.
As projeções foram baseadas em três fontes: a pesquisa mensal do emprego do IBGE, que trata das principais regiões metropolitanas do país, a pesquisa de emprego e desemprego do Dieese e o Caged.
"A palavra-chave é confiança", diz Fabio Romão, da LCA. "A economia está em ritmo mais acelerado desde 2004, e isso se reflete no aumento da participação da carteira. Até o desalento diminuiu. As pessoas estão procurando mais emprego", afirma.
Segundo o relatório da LCA, o desalento diminuiu porque, há mais de dois anos, o crescimento do pessoal ocupado com carteira assinada ficou acima dos sem-carteira. Há uma melhor percepção das condições de empregabilidade, e, portanto, menos pessoas têm desistido de procurar uma ocupação.
Os motivos desze aumento da carteira assinada seriam tanto a aceleração do mercado quanto o aumento das ações fiscalizatórias do Ministério do Trabalho. A criação de empregos formais não vinculada a essas ações está efetivamente crescendo nos meses iniciais de 2007, segundo a LCA.
O maior destaque positivo na geração líquida de postos formais, em maio, vai para o setor agropecuário, com 80,3 mil novas vagas. Em 2006, foram registrados 58,2 mil. Sudeste e Nordeste tiveram a maior alta.
A construção civil foi o setor mais decepcionante, com desempenho de 13,7 mil novos empregos em maio.




Jovem brasileiro não se imagina sem internet

A internet está totalmente presente no cotidiano de jovens brasileiros das classes A e B, segundo pesquisa do instituto Ipsos, batizada de "Jovens na Era Go Global - Interatividade e Interconectividade".
Segundo o estudo, 55% dos jovens entrevistados com idade entre 13 e 17 anos afirmaram que concordam ou que concordam muito com a frase: "Não me imagino sem internet".
Os jovens estão se tornando compradores pela rede -entre as classes AB, 83% dos pesquisados nessa faixa etária compram produtos em sites brasileiros. O número aumenta para 92% entre os mais velhos, com faixa etária entre 18 e 24 anos.
O estudo da multinacional francesa, que será divulgado hoje, mostra a relação que o jovem tem com a tecnologia e como essas novas formas de comunicação influenciam e ditam regras de convivência social e de consumo.

COMUNIDADE.COM

Um híbrido entre Orkut e MySpace com a possibilidade de fazer negócios. Essa é a idéia que o italiano Massimo Ciociola, diretor da Dada.net, apresenta no Brasil, nesta semana. A nova comunidade virtual, batizada de Friend$, foi feita em parceria com o Google. A Dada.net, especializada em serviços para web e telefonia móvel, está no Brasil há seis meses.

ARCO-ÍRIS
A partir deste mês, a Petrobras passa a reconhecer a união de parceiros do mesmo sexo no plano de saúde de seus empregados. O casal terá os mesmos direitos de usufruir os benefícios da AMS (Assistência Multidisciplinar de Saúde).

RADICAL
Uma nova marca entra para a linha de eventos de grande porte da AmBev, ao lado do Camarote da Brahma e do Skol Beats. O Guaraná Antarctica terá seu evento próprio aberto ao público, em setembro. O GAS (Guaraná Antarctica Street) Festival acontecerá em São Paulo, no Jockey Club, e reunirá bandas de new-rock, esportes de ação e atitude street.

CARTÃO-POSTAL
Sérgio Cabral vai à Fiesp, na terça, a convite do Comitê dos Jovens Empreendedores. Ele se reúne com 40 membros do grupo. Na pauta, o empreendedorismo no Rio, a imagem do Estado e políticas públicas.

CALABRESA
A partir do fim de semana, até o dia 10, que é o Dia da Pizza, a Pizza Hut vai dar a seus clientes uma pizza grátis, na compra de outra.

NO PÉ
A CBS (Companhia Brasileira de Sandálias), detentora da marca Dupé, investe R$ 5,5 milhões para crescer no mercado interno, com nova identidade visual.

PARCELADO

Quase 40% da população no país paga algum tipo de financiamento. Mas o brasileiro não gosta de parcelar a perder de vista, segundo pesquisa da Fecomercio-RJ, realizada pelo Ipsos. Segundo a entidade, o consumidor não quer ficar preso a uma dívida que o impede de voltar logo ao consumo. A pesquisa observou que, quando se trata da compra de bens de menor valor agregado, como eletrônicos e eletrodomésticos, não existe diferença entre as faixas de renda extremas (veja o gráfico).

CULTURAL
Com a greve dos servidores do Ministério da Cultura, que se estende desde 15 de maio, corre o risco de não sair do papel uma pilha de projetos culturais que dependem da Lei Rouanet e estavam em fase de aprovação. Produtores culturais podem ter seus projetos inviabilizados. Muitos deles podem perder a data de implementação. Os servidores querem plano especial de cargos e carreira.

TURBINADO
A Audi promove hoje o lançamento do Audi TT. No "TT on the Party" será apresentado, pela primeira vez no Brasil, o Audi TT Roadster, que chega em setembro.

ADEQUAÇÃO
A Sadia terminou o processo de adequação à lei norte-americana SOX (Sarbanes-Oxley). Após trabalho iniciado em 2005, a empresa recebeu a certificação.

com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA


Próximo Texto: Entrada de dólares no ano já supera 2006
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.