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Pane prejudicou os negócios, dizem pequenos empresários
DA FOLHA ONLINE
A pane de internet causada
pela falha na rede da Telefônica
atingiu especialmente as redes
públicas e de grandes empresas, segundo informações da
operadora. Entretanto, pequenos empresários também reclamam de prejuízos causados
pela falta de conexão à internet.
Leandro Böcskei, de São Paulo, afirma que perdeu uma venda de R$ 120 mil por não poder
entrar na internet. Ele negociava a venda de máquinas operatrizes para um cliente do Rio
Grande do Sul, mas não pôde
enviar fotos e outras informações sobre o produto para fechar o negócio.
"Como não tive como passar
por e-mail mais fotos e outros
detalhes exigidos pelo cliente,
ele cancelou o pedido, que já estava em minhas mãos", diz, em
relato enviado à Folha Online.
Já Fernando Martins, da Mathel Representações, de Campinas, teve o contato com seus
clientes prejudicado pelas falhas na conexão, entre a noite
de quarta-feira e a manhã de
ontem. "Isso gerou atraso no
envio de e-mails importantíssimos para clientes e cadastramento de pedidos urgentes que
só consigo fazer via internet."
Comerciantes afirmam que o
problema prejudica a imagem
de suas empresas perante os
clientes. "Os internautas fora
da área do apagão nos enviavam e-mails reclamando da
não atualização do status do
pedido [se estava pago ou não]
no site", conta Marcio Waldman, que tem uma empresa de
venda on-line de produtos para
animais. Ele diz que o problema durou toda a quinta-feira,
impedindo que os pedidos fossem atualizados.
Na Jet Clothes Aviation
Wear, loja virtual de produtos
relacionados à aviação, as atividades também ficaram paralisados na quinta-feira.
"Ficamos em nossa empresa
sem o menor acesso à internet.
Nossos servidores ficam em
outro provedor, mas não tivemos o menor acesso por todo o
dia", conta Sergio Luiz de Souza Junior.
Sem entregas
A empresa Chuang Cogumelo, da região de Mogi das Cruzes, que distribui cogumelo e
shitake, também diz que perdeu entregas para grandes supermercados, como Carrefour
e Wal-Mart, por não conseguir
receber os pedidos. As operações foram suspensas.
Segundo o Procon, o consumidor que se sentiu lesado com
a interrupção dos serviços oferecidos pela Telefônica tem direito a ser reembolsado.
Se o cliente considerar que
sofreu danos pode procurar o
Poder Judiciário e instaurar
um processo. Se o valor reivindicado estiver abaixo de 40 salários mínimos, o processo deve ser encaminhado a um tribunal de pequenas causas.
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