São Paulo, sábado, 05 de julho de 2008

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Pane prejudicou os negócios, dizem pequenos empresários

DA FOLHA ONLINE

A pane de internet causada pela falha na rede da Telefônica atingiu especialmente as redes públicas e de grandes empresas, segundo informações da operadora. Entretanto, pequenos empresários também reclamam de prejuízos causados pela falta de conexão à internet.
Leandro Böcskei, de São Paulo, afirma que perdeu uma venda de R$ 120 mil por não poder entrar na internet. Ele negociava a venda de máquinas operatrizes para um cliente do Rio Grande do Sul, mas não pôde enviar fotos e outras informações sobre o produto para fechar o negócio.
"Como não tive como passar por e-mail mais fotos e outros detalhes exigidos pelo cliente, ele cancelou o pedido, que já estava em minhas mãos", diz, em relato enviado à Folha Online.
Já Fernando Martins, da Mathel Representações, de Campinas, teve o contato com seus clientes prejudicado pelas falhas na conexão, entre a noite de quarta-feira e a manhã de ontem. "Isso gerou atraso no envio de e-mails importantíssimos para clientes e cadastramento de pedidos urgentes que só consigo fazer via internet."
Comerciantes afirmam que o problema prejudica a imagem de suas empresas perante os clientes. "Os internautas fora da área do apagão nos enviavam e-mails reclamando da não atualização do status do pedido [se estava pago ou não] no site", conta Marcio Waldman, que tem uma empresa de venda on-line de produtos para animais. Ele diz que o problema durou toda a quinta-feira, impedindo que os pedidos fossem atualizados.
Na Jet Clothes Aviation Wear, loja virtual de produtos relacionados à aviação, as atividades também ficaram paralisados na quinta-feira.
"Ficamos em nossa empresa sem o menor acesso à internet. Nossos servidores ficam em outro provedor, mas não tivemos o menor acesso por todo o dia", conta Sergio Luiz de Souza Junior.

Sem entregas
A empresa Chuang Cogumelo, da região de Mogi das Cruzes, que distribui cogumelo e shitake, também diz que perdeu entregas para grandes supermercados, como Carrefour e Wal-Mart, por não conseguir receber os pedidos. As operações foram suspensas.
Segundo o Procon, o consumidor que se sentiu lesado com a interrupção dos serviços oferecidos pela Telefônica tem direito a ser reembolsado.
Se o cliente considerar que sofreu danos pode procurar o Poder Judiciário e instaurar um processo. Se o valor reivindicado estiver abaixo de 40 salários mínimos, o processo deve ser encaminhado a um tribunal de pequenas causas.


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