São Paulo, sábado, 05 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO

Para UE, empresa pode se recusar a contratar fumante

DA REDAÇÃO

Uma empresa coloca um anúncio para recrutar funcionários, mas já avisa que fumantes não serão aceitos. Discriminação? A União Européia diz que não.
A Comissão Européia, o braço executivo do bloco, confirmou que a lei que protege os trabalhadores de discriminação não se aplica a fumantes.
Em uma resposta escrita a um questionamento da parlamentar Catherine Stihler, o comissário europeu para Emprego e Iguais Oportunidades, Vladimir Spidla, escreveu que "um anúncio de emprego que diz que "fumantes não serão aceitos" não parece estar dentro de nenhuma das situações proibidas".
Ele disse que a lei só proíbe a discriminação por "origem racial ou étnica, deficiência, idade e orientação sexual ou religiosa" no emprego.
A pergunta da parlamentar teve origem com o caso de uma empresa irlandesa de telemarketing, que colocou anúncio que excluía fumantes. O governo irlandês decidiu que o anúncio era legal.
Philip Tobin, presidente da empresa em questão, a Dotcom Directories, disse que os fumantes são anti-sociais e ficam doentes com mais freqüência.
O grupo britânico Forest, a favor do fumo, disse que a decisão era preocupante. "Se as pessoas forem questionadas em uma entrevista de emprego sobre o fumo, aconselhamos que elas mintam. Se você é um fumante social, que fuma um cigarro no bar à noite, isso não deve ser da conta do seu empregador."


Com o Financial Times

Texto Anterior: Relacionamentos: Filho de Edemar lança website evangélico
Próximo Texto: Bolsa de SP termina a semana com alta de 1,25%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.