São Paulo, sábado, 05 de agosto de 2006

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Aérea tem dificuldade para negociar com empresas de leasing de aeronaves

DA REPORTAGEM LOCAL
DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

Apesar de ter anunciado que a Varig deve operar com 45 aviões até o final deste ano, a VarigLog, que hoje opera 12 aeronaves, está tendo dificuldades em avançar nas negociações com empresas de leasing.
Entre os arrendadores, em posição mais confortável, já que há uma demanda muito grande atualmente por aviões no mercado, a avaliação é que a nova dona da Varig continua com um discurso inflexível.
Já a companhia aérea não quer, por exemplo, pagar a manutenção que precisa ser feita em aviões hoje parados. "A empresa de leasing fala: dou continuidade ao contrato, mas vocês têm que fazer revisão do motor. Fica caríssimo, quase dobra o valor do leasing", afirmou Marco Antonio Audi, presidente do conselho da VarigLog.
Ontem, a companhia apresentou à Anac a sua nova malha, vista com descrédito no setor, já que só seria completamente implementada em 2008. A Infraero começará a distribuir a partir da próxima quarta as áreas de check-in da Varig nos aeroportos entre as outras companhias. Na terça-feira, a estatal fará uma reunião em São Paulo para definir que empresa ocupará cada espaço, e quantos guichês em cada aeroporto continuarão com a Varig.
A informação foi dada ontem pelo presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, após reunião com o diretor de Relações Institucionais do Snea (o sindicado de empresas aéreas), Anchieta Hélcias.
Ele explicou, no entanto, que a distribuição dos espaços para o atendimento aos usuários (check-in) hoje ocupados pela Varig entre as demais companhias será feita em caráter temporário. O Snea queria que essa divisão fosse definitiva.
Na reunião de terça-feira, cada empresa apresentará suas necessidades de acordo com o número de rotas e freqüências que opera e a quantidade de passageiros que transporta.
Hélcias destacou que, ao assumirem os balcões da Varig, as companhias assinarão um termo de compromisso concordando com o uso temporário, já que a Varig possui contratos com a Infraero para a ocupação dos espaços.
A distribuição dos guichês foi determinada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).


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