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Aérea tem dificuldade para negociar com empresas de leasing de aeronaves
DA REPORTAGEM LOCAL
DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA
Apesar de ter anunciado que
a Varig deve operar com 45
aviões até o final deste ano, a
VarigLog, que hoje opera 12 aeronaves, está tendo dificuldades em avançar nas negociações com empresas de leasing.
Entre os arrendadores, em
posição mais confortável, já
que há uma demanda muito
grande atualmente por aviões
no mercado, a avaliação é que a
nova dona da Varig continua
com um discurso inflexível.
Já a companhia aérea não quer,
por exemplo, pagar a manutenção que precisa ser feita em
aviões hoje parados. "A empresa de leasing fala: dou continuidade ao contrato, mas vocês
têm que fazer revisão do motor.
Fica caríssimo, quase dobra o
valor do leasing", afirmou Marco Antonio Audi, presidente do
conselho da VarigLog.
Ontem, a companhia apresentou à Anac a sua nova malha, vista com descrédito no setor, já que só seria completamente implementada em 2008.
A Infraero começará a distribuir a partir da próxima quarta
as áreas de check-in da Varig
nos aeroportos entre as outras
companhias. Na terça-feira, a
estatal fará uma reunião em
São Paulo para definir que empresa ocupará cada espaço, e
quantos guichês em cada aeroporto continuarão com a Varig.
A informação foi dada ontem
pelo presidente da Infraero,
brigadeiro José Carlos Pereira,
após reunião com o diretor de
Relações Institucionais do
Snea (o sindicado de empresas
aéreas), Anchieta Hélcias.
Ele explicou, no entanto, que
a distribuição dos espaços para
o atendimento aos usuários
(check-in) hoje ocupados pela
Varig entre as demais companhias será feita em caráter temporário. O Snea queria que essa
divisão fosse definitiva.
Na reunião de terça-feira, cada empresa apresentará suas
necessidades de acordo com o
número de rotas e freqüências
que opera e a quantidade de
passageiros que transporta.
Hélcias destacou que, ao assumirem os balcões da Varig, as
companhias assinarão um termo de compromisso concordando com o uso temporário, já
que a Varig possui contratos
com a Infraero para a ocupação
dos espaços.
A distribuição dos guichês foi
determinada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
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