São Paulo, quinta-feira, 05 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frente fria não chega aos preços agrícolas

JOSÉ SERGIO OSSE
DA REPORTAGEM LOCAL

As geadas do início desta semana nas regiões Sul e Sudeste até agora tiveram pouco impacto nos preços agrícolas. Isso, porém, pode mudar em breve, caso o frio continue nas regiões produtoras.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a frente fria que causou essas geadas já está enfraquecendo. No sábado, porém, outra frente atinge o país e pode trazer mais geadas.
O frio afetou principalmente as plantações de feijão no sudoeste do Paraná e de trigo em todo o Estado. O tomate subiu em São Paulo, mas por causa da baixa oferta decorrente de problemas na época do plantio.
O maior prejuízo, entretanto, foi dos produtores de feijão no Paraná. Até segunda-feira, 30% da área de feijão do Estado já havia sido plantada (cerca de 125 mil ha). Com as geadas, mais de 70 mil ha foram perdidos.
"Os produtores vão ter que plantar tudo novamente", diz Vera da Rocha Zardo, agrônoma do Deral (Departamento de Economia Rural) da Secretaria de Agricultura do Paraná.
Segundo ela, os preços estão subindo, mas principalmente pela antecipação dos resultados da safra. Para Vera, o maior problema no caso é que, com essa quebra, os produtores podem não plantar novamente feijão e optem por outros produtos. E, mesmo que decidam manter a cultura, a colheita ficará atrasada, o que certamente vai afetar os preços.
O frio afetou também a produção de trigo no Paraná, apesar de o tamanho da quebra ainda não ter sido avaliado. As geadas atingiram cerca de 500 mil ha do 1,051 milhão de ha plantados. O que ainda não se sabe é em que grau essas plantações foram prejudicadas. Segundo Vera, é pouco provável que toda a área atingida tenha sido perdida completamente.
A geada atingiu, segundo o Cepea da Esalq/USP, algumas áreas de café em São Paulo, Minas Gerais e no Paraná. O frio, porém, não afetou as lavouras.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Agosto teve taxa abaixo do previsto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.