São Paulo, quinta-feira, 05 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO EXTERIOR

Exportações de óleo combustível, açúcar e soja elevam operações em julho a 5,4 milhões de toneladas

Porto de Santos tem movimentação recorde

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O porto de Santos, o maior do país, bateu em julho seu recorde histórico de movimentação de cargas em um único mês, segundo informação divulgada ontem pela Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).
A maior marca registrada até então pela empresa (estatal administradora do porto) eram 5,06 milhões de toneladas, em agosto de 2001, entre cargas de exportação e de importação. Em julho deste ano, o porto operou 5,4 milhões de toneladas.
O total de cargas movimentadas de janeiro a julho (29,1 milhões de toneladas, outro recorde histórico para o período) levou o diretor-presidente da Codesp, Fernando Barbosa Vianna, a projetar um resultado final de 51 milhões de toneladas para 2002. A melhor marca anual na história é a de 2001 (48 milhões de toneladas).
Mesmo na hipótese de se confirmar a estimativa de Vianna, o porto ainda estará distante da meta projetada pela própria Codesp no documento "Projeto Santos 2000", de fevereiro de 1996, que alinhavava as diretrizes estratégicas do porto para o início do século 21. Na ocasião, a empresa previa a movimentação de 70 milhões de toneladas no ano 2000.
O resultado obtido em julho deste ano foi impulsionado principalmente pelas exportações de três produtos -açúcar, soja em "pellets" e óleo combustível. Em relação a julho do ano passado, o primeiro cresceu 21%, o segundo, 146,8%, e o terceiro, 225,2%.
No movimento acumulado entre janeiro e julho deste ano, os dados do porto de Santos refletem as variações da balança comercial brasileira. As exportações pelo porto cresceram 14,2% e as importações caíram 2,24% em relação ao mesmo período do ano anterior.


Texto Anterior: O Vaivém das Commodities
Próximo Texto: Tensão global: Tóquio bate recorde negativo, NY respira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.