São Paulo, terça-feira, 05 de setembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Atividade exige investimento e especialização

DA REDAÇÃO

Apesar de ser uma atividade rentável, os produtores têm de analisar bem antes de participar do setor, diz José Rubens Aguiar, gerente de floricultura da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará.
Além de exigir investimentos e logística adequada, é um mercado especializado. "Não dá para colocar o produto debaixo do braço e ficar à espera do comprador."
O produtor tem de avaliar bem a região e o mercado onde está. No setor interno, as cooperativas, órgãos estaduais e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) são fontes de informação. Já no setor externo, a Apex (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura) atuam em conjunto com programas como o Florabrasilis para auxiliar na busca de novos mercados externos e no aumento das exportações.
A floricultura brasileira já movimenta R$ 600 milhões e as exportações devem atingir US$ 29 milhões neste ano, segundo Opitz. As receitas externas devem crescer de 6% a 7% neste ano. O país exporta mudas, sementes, bulbos, flores tropicais e flores prontas para o consumo.
O setor produtivo vem fazendo a parte dele, mas fora das estufas os problemas se avolumam. Opitz destaca o excesso de burocracia nas exportações, o alto custo dos fretes e a legislação fitossanitária brasileira, atrasada em relação à de outros países.
Apesar dos problemas internos, o Brasil começa a ter o reconhecimento ao esforço nacional de adequação às regras estabelecidas pela Organização Mundial do Comércio, segundo Aguiar.
Prova disso é que o país acaba de ser sede de uma reunião técnica da União Internacional para Proteção das Obtenções Vegetais, que mantém e promove a proteção da propriedade intelectual de plantas, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de novas variedades.
Neste mês, o setor realiza a Expoflora 2006, a principal exposição do setor, em Holambra (SP), cidade que concentra 40% da produção nacional.



Texto Anterior: Floricultura deve crescer mais que o PIB em 2006
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.