São Paulo, sábado, 05 de setembro de 2009

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Setor de franquias vê expansão de 13% em 2009

Mesmo em um ano difícil como o de 2009, o setor de franquias mantém uma expansão de dois dígitos no faturamento. A expectativa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) é que a receita anual cresça ao menos 13% neste ano em relação ao ano passado.
Os resultados obtidos até então mostram que a meta é factível. No segundo trimestre, o setor cresceu 12,7%. O resultado do primeiro trimestre foi ainda melhor -alta de 17,7%.
De acordo com Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF, o segundo trimestre foi "o ápice do pessimismo" na economia brasileira, o que provocou uma desaceleração no crescimento do setor.
Nos três primeiros meses do ano, um fator sazonal contribuiu para a forte expansão: as férias escolares aumentaram os movimentos nos shopping-centers, locais onda há grande penetração de redes de franquias.
Para os próximos três meses, a expectativa é de expansão de quase 15% no faturamento entre julho e setembro.
Camargo afirma que a recuperação do comércio e do emprego sinalizam um fortalecimento do setor.
A projeção da ABF é que mais de cem empresas entrem no ramo de franquias neste ano.
Entre os franqueados, o interesse também é crescente e supera, inclusive, a oferta do setor. O número de pedidos para abrir lojas franqueadas aumentou 25% no primeiro semestre deste ano, mas a expectativa da ABF é que a quantidade de unidades aumente 6% neste ano.
Se essas projeções se confirmarem, 5.000 unidades franqueadas vão abrir as portas neste ano. Juntas, elas devem criar cerca de 45 mil empregos diretos e 180 mil indiretos, de acordo com a ABF.
Segundo Camargo, as cidades do interior de São Paulo e os demais Estados concentram a expansão do setor.
"A classe C ganha força como consumidora e expande o nosso mercado consumidor."

HOTELARIA

Julio Serson, presidente do Grupo Serson, dono da rede de hotéis Vila Rica, acaba de inaugurar um hotel Ibis em Belém (PA) e iniciou a construção de uma unidade em Porto Velho (RO). Os projetos, que juntos somam investimentos de quase R$ 25 milhões, resultam da parceria assinada, em 2007, entre o Grupo Serson e a Accor Hospitality, que marcou a entrada de Serson como investidor na hotelaria econômica. Os empreendimentos, que serão os primeiros da rede no Pará e em Rondônia, devem abrir uma série de investimentos no Norte e no Nordeste, segundo Serson. "Pretendemos continuar nossa expansão nessas regiões", afirma. O grupo já tem estudos em andamento para construção em outras cidades. A ideia é acrescentar unidades à sua rede ou ampliar a parceria com a Accor Hospitality.

CRESCENTE

A empresa de infraestrutura de TI Microcity vai fazer aquisições de empresas do segmento em 2010. As aquisições fazem parte do plano de expansão da empresa, de atingir faturamento de R$ 100 milhões no próximo ano. Nos últimos dois meses, segundo Luis Carlos Nacif, diretor-geral da Microcity, a empresa ampliou seus projetos em clientes como Ministério da Fazenda, Firjan e outros.

CONDOMÍNIO
Os condomínios residenciais na cidade de São Paulo têm uma despesa total de R$ 6,4 bilhões por ano, segundo levantamento da imobiliária Lello. Hoje existem 20 mil condomínios residenciais no município, cada um deles com um gasto médio de R$ 318 mil por ano. Entre as regiões, Morumbi e Tatuapé registraram os maiores valores gastos com condomínio.

GÁS
Antonio Brack, ministro de Meio Ambiente do Peru, e Rosalino Fernandes, presidente da Associação Latino Americana de GNV, participam entre os dias 24 e 26, do maior evento anual de GNV no Peru. Na ocasião, a Cofide (Corporação Financeira de Desenvolvimento) vai apresentar um programa de financiamento para promover conversões para GNV.

INTERIOR
A Agnelo Pacheco fechou parceria com agência de Araraquara para ampliar atuação no interior de São Paulo. O novo parceiro, a agência A Mulher do Padre, atua há dois anos no mercado publicitário de Araraquara e grande parte do interior.

INFANTIL
A Villa Daslu inaugura, dia 15, o Little Village, uma área de 650 m2 para moda infanto-juvenil. Serão 15 marcas no terceiro andar da Villa. Entre as lojas, a PBKIDS e a primeira Trousseau Petit do país, versão infantil da loja de roupas de cama e banho.

DE SAÍDA
Alberto Monteiro de Queiroz deixa o Banco do Brasil para assumir o cargo de diretor financeiro da CSN. No banco, o executivo já foi diretor de finanças e presidente da BB DTVM, subsidiária responsável pela gestão dos fundos de investimentos.

PÃO DE QUEIJO
O governo mineiro inaugura, dia 14, em São Paulo, o Espaço Minas Gerais, um centro para estimular negócios no Estado. Localizado na rua Minas Gerais, o espaço capacitará agentes de viagens de SP para comercializar destinos em Minas.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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