São Paulo, sábado, 05 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depósito na poupança volta a superar saque

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pelo quarto mês seguido, os depósitos na caderneta de poupança superaram os saques em setembro, segundo dados do Banco Central. Desde junho, depois das mudanças nas regras dos fundos de investimento, observa-se uma migração para a caderneta.
No mês passado, o saldo das aplicações em caderneta chegou a R$ 137,4 bilhões, um aumento de R$ 1,88 bilhão em relação ao resultado de agosto.
No dia 31 de maio, entrou em vigor a regra que obriga os fundos a contabilizar suas aplicações em títulos públicos com base em seu valor de mercado, e não no valor de aquisição. Isso provocou perdas em fundos que investem em papéis emitidos pelo governo, cujo valor de mercado havia apresentado queda nas semanas anteriores àquela decisão.
Por causa da desvalorização desses papéis, os fundos DI e de renda fixa, tidos como os mais seguros, registraram perdas de até 4% em um único dia. Depois disso, muitos investidores passaram a colocar seu dinheiro na poupança, aplicação mais conservadora.


Texto Anterior: Em transe: Mercado encerra tranquilo semana que prometia sangue
Próximo Texto: Águia em transe: Bolsas dos EUA completam seis semanas em queda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.