São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

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Manhattan mira em emergentes para escapar da crise financeira

Câmara de Comércio enviará missão ao Brasil para buscar oportunidades

DE NOVA YORK

Com a economia dos Estados Unidos a centímetros da recessão, a Câmara de Comércio de Manhattan busca parcerias com países que diz enxergar mais estáveis, como o Brasil, para desafogar serviços que têm tido pouca demanda entre empresários americanos.
Para a estratégia de trabalho, que começou a ser implementada há três meses, a câmara contratou um profissional brasileiro da área de comércio exterior e firmou parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Enviará missão comercial ao Brasil, para divulgar possíveis oportunidades, e trará empresários fluminenses a Nova York em fevereiro para fazer o mesmo.
Do lado brasileiro, empresários interessados em fazer negócios em Manhattan terão a vantagem de serem apresentados diretamente a parceiros de interesse. Ou seja, freqüentarão o "clube" comercial da ilha. Já os americanos associados à câmara (são 4.000 sócios e 100 mil empresas representadas) buscam faturar vendendo serviços a esse empreendedor estrangeiro, em áreas como direito, consultoria comercial, publicidade, distribuição e logística -prestadores de serviço muito afetados pela morosidade da economia americana.
"Parcerias com estrangeiros são sempre bem-vindas, especialmente agora, neste ambiente de crise econômica. Por isso focamos em mercados como o brasileiro", disse à Folha Ally Gunduz, diretora de Negócios Globais da câmara, que implanta a estratégia. Projetos semelhantes específicos para Argentina, Colômbia, Índia, Turquia, entre outros países, também estão em curso, diz ela.
"Os mercados emergentes são aqueles para os quais os serviços de nossos associados podem ser mais importantes. Em um período de crise, também há muita oportunidade." Gunduz exemplifica: "Se um pequeno empresário brasileiro, fabricante de sapatos, telefona para a [loja de departamentos] Bloomingdale's, ele pode ter dificuldade em vender seu produto, porque ninguém o conhece, ninguém sabe de onde ele vem. Nós apresentaremos os dois lados, mostraremos suas referências".

Apesar da crise
O empresário disposto a fazer negócios com os Estados Unidos, é claro, desafiará a estagnação do consumo interno. Economistas projetam que o terceiro trimestre deste ano será o primeiro, desde 1991, com queda no montante do consumo interno.
Cristiano Prado, da Firjan, diz que ainda assim a ponte é importante. "A oportunidade de se internacionalizar é sempre boa. Queremos divulgar o mercado fluminense." (DB)


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