UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OTIMISMO

Governo vê retomada global

Fazenda vai aumentar previsão do PIB de 2004

DA REPORTAGEM LOCAL

A perspectiva de recuperação da economia mundial, alentada pelo desempenho da economia dos EUA no trimestre passado, fez com que o governo decidisse rever para cima a previsão de crescimento do PIB em 2004.
O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Fazenda, Otaviano Canuto, confirmou ontem que o governo já prevê uma expansão maior que os 3,5% anunciados para o próximo ano, amparada justamente na melhora do cenário externo. Segundo o secretário, o governo decidiu refazer as contas depois de ter acesso a números preliminares da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
""Eles [OCDE] estão revisando os prognósticos para cima com base nos dados dos estoques, investimentos dos governos, das empresas norte-americanas, mais os indicadores de Japão e Europa", argumentou Canuto. Para o secretário, as condições atuais permitem estimar que a economia mundial ""tenha nos próximos dois anos um ciclo positivo".
Com sede em Paris, a OCDE mantém entre seus 30 membros as principais economias globais (EUA, Reino Unido, Alemanha, Itália e França), mas também países emergentes como a Turquia. Em outro grupo, estão 70 países não-associados (entre eles Brasil e China) com os quais mantém acordos de cooperação.
Consultada pela Folha, a OCDE informou que anunciará as revisões somente em dezembro.


Texto Anterior: Luís Nassif: A reforma trabalhista
Próximo Texto: Comércio regional: Amorim vai aos EUA para tentar "Alca viável"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.