São Paulo, sexta-feira, 05 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região Sul puxa a alta no país

DA REPORTAGEM LOCAL

A região Sul foi a que mais contribuiu para o crescimento no volume consumido e que puxou o resultado para cima. Houve aumento de 11% do volume médio de itens comprados pela população da região nos primeiros sete meses do ano. No Norte e no Nordeste, a alta foi de 4%.
Ao analisar a Grande São Paulo, no entanto, houve retração de 5% no volume médio comprado em relação ao ano passado, informa a pesquisa. Para economistas, essa queda pode ser reflexo de um movimento de expansão no emprego industrial que ainda tem efeitos tímidos na renda do trabalhador desse setor.

Renda e emprego
Os indicadores a respeito de renda e pessoal empregado tem efeito direto nos dados de consumo.
Números apresentados pelo IBGE mostram que, em setembro de 2004, o rendimento médio real das pessoas ocupadas, em regiões metropolitanas, estava em R$ 910,10. No ano anterior, em setembro de 2003, o valor era menor: R$ 881,73.
Quanto ao emprego, pelo quinto mês consecutivo houve queda na taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo. Em setembro, a taxa de desemprego passou de 18,3% para 17,9%.


Texto Anterior: Pesquisa: Consumo cresce mais nas classes A e B com retomada
Próximo Texto: Ponto chique: Iguatemi abre ala com grifes de luxo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.