São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2008

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Crise incentiva turismo de sul-americanos

A valorização repentina do dólar gera uma oportunidade de ganhos no curto prazo para o setor de turismo brasileiro, afirma o ministro do Turismo, Luiz Barreto. Para ele, a mudança no câmbio provocada pela crise econômica favorece as viagens domésticas e a entrada de sul-americanos no Brasil.
Barreto resolveu "aproveitar" a crise econômica para antecipar duas campanhas do Ministério do Turismo. Prevista para ser lançada nos países da América do Sul apenas no ano que vem, a campanha "Brasil Sensacional", de promoção do país no exterior, foi divulgada na semana passada na Argentina, no Chile e no Peru.
O mesmo ocorrerá com uma campanha publicitária nacional para estimular o turismo doméstico. Em vez de 2009, o ministro vai lançar o projeto no próximo dia 14, durante o Festival de Turismo de Gramado.
Barreto estima que entre 15% e 20% dos turistas brasileiros que planejavam viajar ao exterior no final de ano vão alterar os planos para destinos domésticos em razão da valorização do dólar.
"Neste verão, vamos encontrar mais brasileiros e mais argentinos nos pontos turísticos do pais", afirma Barreto.
Com uma menor desvalorização das moedas locais em relação ao dólar que o real, os países sul-americanos agora são uma das apostas do Ministério do Turismo para atrair turistas. Na Argentina, por exemplo, o dólar subiu 7,9% em outubro, alta menor que a elevação de 13,45% da moeda ante o real.
"Com esse câmbio, o nosso produto ficou mais atraente para argentinos e chilenos. E eles têm a vantagem em relação aos europeus e americanos da localização próxima", disse. O ministro espera que o número de turistas sul-americanos cresça em 20% neste verão -em 2007, vieram ao Brasil 920 mil argentinos e 260 mil chilenos.
No entanto, como a cotação do dólar em relação à moeda local ainda é menor no Brasil, o número de turistas argentinos no país ainda ficará longe dos 2 milhões registrados em 2001.
Segundo o ministro, os turistas americanos e europeus vão pesar dois fatores na decisão de viajar nas férias: a crise e o câmbio. Para Barreto, eles não vão cancelar viagens no curto prazo, pois costumam planejar as férias com cerca de quatro meses de antecedência. No entanto, os embarques para outros países, como o Brasil, podem cair a partir de maio do ano que vem se a economia internacional não melhorar.

PAPA-CARTEIRA
Maria Fernanda Ramos Coelho, presidente da Caixa Econômica Federal, anuncia hoje, em Brasília, o resultado financeiro do terceiro trimestre. A carteira da Caixa Econômica cresceu 8,8% no período. Com a expansão, o banco voltou a aumentar a sua participação no mercado de crédito. O crédito total do sistema financeiro no período entre junho e setembro deste ano registrou uma expansão de 7,6%.

AÉREOS
Passageiros brasileiros preferem usar auto-serviço em aeroportos como check-in por celular e reservas de vôo pela internet, segundo levantamento da Sita, empresa de TI, com 2.143 passageiros de cerca de cem empresas aéreas. A receptividade dos passageiros em São Paulo para reservar vôo on-line foi 65%, contra 54% em Paris. O baixo nível de auto-serviço se deve também à falta de conhecimento da disponibilidade do recurso. Em Paris, o conhecimento da disponibilidade do check-in de auto-serviço é maior (98,6%), mas em São Paulo 45,4% não sabiam se check-ins de auto-serviço estavam disponíveis para seus vôos. Em SP, quase 75% não usaram check-in pela rede.

DE SURPRESA
Henrique Meirelles surpreendeu empresários na convenção do Ciesp, no último final de semana, no Guarujá (SP). Sem avisar, Paulo Skaf apareceu no evento acompanhado do presidente do Banco Central. Meirelles ouviu de Skaf que o momento atual requer atenção no crédito e respondeu que o BC trabalha "dia e noite para enfrentar o desafio, e que a fase mais aguda da crise já passou". No entanto, para os empresários, as recentes medidas do BC para irrigar o sistema financeiro ainda não surtiram efeito, pelo menos para operações de desconto de duplicata e de capital de giro.

BANQUEIRO
O Nobel da Paz Muhammad Yunus, o "banqueiro dos pobres", desembarca no Brasil para fazer palestra a empresários brasileiros, no Seminário Internacional Responsabilidade Social, promovido pelo Sesi, na próxima segunda-feira, em SP.

TURISTA
Luiz Henrique da Silveira, governador de Santa Catarina, e Jeanine Pires, presidente da Embratur, anunciam hoje o projeto do Estado para sediar, em maio de 2009, o Fórum Mundial de Turismo. O evento é promovido pelo World Travel & Tourism Council.

ÀS COMPRAS
A Villa Daslu vai perder a Maria Bonita Extra. Mas até o fim do mês deve receber dez novas marcas, que ainda estão sendo definidas, segundo a Daslu.

PORTA FECHADA
Mais de 4.000 "pubs", talvez a maior instituição britânica, abrirão falência nos próximos dois anos, prevê a consultoria PricewaterhouseCoopers. No terceiro trimestre, já quebraram 64. Eles não sobreviveram à queda na venda de cerveja e ao aumento de custos.

POR SATÉLITE
A operadora de satélites Hispamar se prepara para lançar, em 2009, seu segundo satélite, o Amazonas 2, com investimento de mais de 200 milhões, segundo Sérgio Chaves, diretor comercial da Hispamar. A empresa, que entre suas operações fornece informações via satélite para a segurança aérea dos Estados Unidos, não espera que essa demanda sofra reflexos negativos da crise global.

MOTOR

APESAR DA QUEDA NAS VENDAS DE VEÍCULOS, PRODUÇÃO BATE RECORDE
Apesar da queda de 2,2% nas vendas de veículos em outubro, ante igual período de 2007, a indústria automobilística brasileira superou, com os números de ontem, o recorde histórico anual de 2007, que foi de 2.462.728 unidades. O setor convive, desde o início de outubro, com restrição de crédito.
Ainda assim, a alta acumulada nas vendas em 2008 é de 23,4% superior a igual período de 2007. Se não será mais possível atingir a meta de venda de 3 milhões de veículos em 2008, o setor estima vendas totais de até 2,9 milhões.

com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI



Próximo Texto: Governo reduz previsão do PIB para 2009
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.