São Paulo, quarta-feira, 05 de dezembro de 2007

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Carga tributária encarece presentes para o Natal

Mais taxados são perfumes, com quase 80%, e jogos eletrônicos, com 73%; livros, 16,7%, e roupas, 27,3%, têm as menores cargas

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

A compra de presentes para o Natal ajuda a engordar os cofres da Receita Federal e dos Estados -os municípios também ganham, mas em menor escala. É que a maioria dos presentes mais adquiridos nesta época do ano tem embutida no preço uma carga tributária superior a 40%.
Estudo divulgado ontem pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), entidade que reúne profissionais do setor que se dedicam a estudos tributários de natureza institucional, setorial e empresarial, mostra que os tributos representam uma parcela considerável do preço final.
É o caso dos perfumes, que carregam em seu preço 79,6% de tributos -entre eles estão o Imposto de Importação (no caso dos importados), IPI (no caso dos nacionais), PIS/Cofins, ICMS, CPMF e outros.
Os jogos eletrônicos (ou videogames), preferidos pelas crianças, também têm pesada carga -de 73,4%, segundo o estudo. Mesmo os brinquedos sem dispositivos eletrônicos têm 35,5% de tributos.
Os aparelhos de TV, um dos mais comprados nesta época do ano, carregam 46,1% de tributos. Os itens menos tributados entre os preferidos por quem pretende presentear alguém são os livros, com 16,7%, e as roupas, com 27,3%.

No celular, 41%
Os telefones celulares, também muito procurados como presente, têm 41% de tributos. Se o presente for um vinho, a carga fiscal fica mais pesada: do preço final, 53,7% são tributos.
No caso de produtos mais caros, como carros, motos e jóias, os tributos também representam parcela considerável do preço: os veículos têm carga tributária de 44%; as motos, de 65,9%; e as jóias, de 51,6%.
O estudo do IBPT mostra ainda a carga fiscal destes produtos: bolsas de couro, 42,7%; calça jeans, 35,3%; computadores, 38%; e sapatos, 37,4%.
Segundo João Eloi Olenike, diretor técnico do IBPT, "com tantas opções, sairá ganhando o consumidor que levar em conta quanto paga de tributos em cada produto e souber aproveitar o momento".


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