São Paulo, quarta-feira, 05 de dezembro de 2007

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Telefonia móvel é campeã em reclamações

Empresas de celulares aparecem nas dez primeiras posições em ranking de queixas de consumidores do Procon neste ano

Principais problemas relatados por clientes são produtos entregues com defeito e falta de peças de reposição e garantia

JULIANNA SOFIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pelo segundo ano seguido, a telefonia celular desponta como campeã no ranking nacional de reclamações dos consumidores. Os dez fornecedores que lideram as queixas registradas nos Procons neste ano são todos relacionados ao setor de telefonia, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.
Das dez, seis são fabricantes de aparelhos de celular, duas são operadoras de telefonia móvel e duas prestam assistência técnica. As empresas, em ordem de reclamações, são: BenQ, Nokia, Gradiente, LG, SJ Comércio e Assistência, Samsung, RG Abreu dos Santos, TNL (Oi/Telemar), TIM e, em décimo lugar, Motorola.
O cadastro das reclamações foi divulgado ontem pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), que faz parte da estrutura do Ministério da Justiça. Este é o segundo ano da publicação do levantamento. Na lista dos 20 fornecedores que mais receberam reclamações, ainda aparecem duas empresas de telefonia: Brasil Telecom e Vivo.
Os principais problemas levados pelos consumidores aos Procons se referem a produtos entregues com danos e defeitos, falta de peças de reposição e garantia. Essas queixas valem não só para a telefonia celular mas para outros setores que foram alvo de reclamações.
Ao todo, os Procons dos 14 Estados que integram o sistema -batizado de Sindec- fizeram, até o final de agosto, 324 mil atendimentos, sendo 54 mil reclamações consideradas fundamentadas. O Procon-SP ainda não integra o sistema.
A área que mais concentrou contestação por parte dos consumidores foi a de produtos (67%), seguida pela de serviços essenciais -energia, água, telefonia- (13,67%) e a de assuntos financeiros (13,42%). Telefone, telefonia celular, aparelho de DVD e cartão de crédito figuram entre as mais criticadas.

Campeã
Na avaliação de Ricardo Morishita, diretor do DPDC, há uma preponderância da telefonia móvel nas reclamações dos consumidores em meio a um número muito grande e disperso de fornecedores cujos nomes chegam aos Procons. "A variedade de fornecedores é muito grande. Então, registrar 6% das reclamações é muito relevante, salta aos olhos", declarou, referindo-se à empresa campeã do ranking, a BenQ.
Depois dela, a Nokia surge com 4,49% das queixas e, em seguida, a Gradiente, com 4,03%. O diretor avalia que o número elevado de reclamações em relação à telefonia móvel reflete os robustos números do setor. Em outubro deste ano, o número de celulares habilitados alcançou a marca de 114 milhões de aparelhos.


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