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Acesso à internet nas residências cresce 44%
Em outubro, país teve 30,1 milhões de internautas que navegaram em casa
Aumento nas vendas de computadores, que devem chegar a 8,9 milhões neste ano, é impulsionado por dólar baixo e financiamento
SIMONE CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O aumento do prazo de financiamento no varejo, o dólar
em queda reduzindo os preços
de componentes eletrônicos e a
mudança de hábito do brasileiro fizeram com que o número
de internautas com acesso à internet em casa aumentasse
43,7% em um ano.
Segundo a Ibope/NetRatings, 30,1 milhões de brasileiros tinham acesso à internet
em casa em outubro. Desses, 20
milhões efetivamente navegaram na rede no mês, 1% a menos que em setembro.
"Significa que temos 30 milhões de pessoas com acesso a
comércio eletrônico, a transações pela internet e à educação", diz o gerente de análise de
mercado do Ibope, Alexandre
Sanches Magalhães.
O acesso à web em geral subiu 21%, alcançando 39 milhões de pessoas em outubro.
Ou seja, é o aumento da navegação em casa, principalmente
entre as classes C e D, que está
alavancando o crescimento da
internet como um todo.
Segundo a consultoria IDC, a
venda de computadores em geral deve crescer 25,4% neste
ano em relação a 2006, alcançando 8,9 milhões de unidades.
Os notebooks, geralmente usados para se conectar à web, devem vender 140% mais, chegando a 1,4 milhão de unidades.
"O primeiro passo é comprar
um computador, o segundo,
pôr internet, nem que seja discada", diz o analista de tecnologia do JP Morgan, André Baggio. Magalhães lembra que hoje
quase 90% dos computadores
brasileiros têm acesso à web.
O próximo passo no uso da
internet, para a coordenadora
de pesquisas do Provar, Patrícia Vance, é "sair do Orkut, do
MSN e ir para o e-commerce".
Para os analistas, o dólar baixo e os financiamentos cada vez
maiores ajudaram as vendas a
se manterem aquecidas nos últimos anos. "Em 2004, 2005, tínhamos máquinas parceladas
em seis vezes, hoje já temos em
até 24. Não sei como será este
Natal, mas acho que o prazo vai
aumentar", diz o analista sênior de mercado da IDC, Reinaldo Sakis. A "MP do Bem",
que reduziu a alíquota de IPI
sobre os computadores, também teve efeito direto.
Com a perspectiva de aumento para as vendas, a tendência é que o número de internautas suba também.
Segundo Sakis, antes de 2011
a participação dos notebooks
nas vendas de computadores
deve subir dos atuais 18% para
mais de 50%.
A pesquisa também mostrou
que as mulheres são 49,05%
dos navegadores, crescimento
de dez pontos percentuais em
relação a setembro de 2000.
"As empresas já perceberam isso e estão desenvolvendo mais
conteúdo de saúde e beleza, por
exemplo", diz Magalhães.
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