São Paulo, sábado, 05 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agnelli é alvo de protesto em NY durante entrega de prêmio

Metalúrgicos chamam executivo de "cidadão do mal" por atuação da Vale no Canadá

DE NOVA YORK

Enquanto era homenageado ontem no hotel Waldorf Astoria, em Nova York, o presidente da Vale, Roger Agnelli, foi alvo de um protesto de mais de duas centenas de pessoas contra as operações e políticas de sua empresa no Canadá.
Agnelli foi o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio Dwight D. Eisenhower (presidente dos EUA entre 1953 e 1961) patrocinado pelo BCIU (Business Council for International Undestanding).
A entrega ocorreu durante jantar de gala com apresentações de balé e chorinho. Na homenagem, Agnelli defendeu o histórico da empresa, principalmente em sua relação com o ambiente.
Segundo ele, a Vale é comprometida com o "desenvolvimento sustentado" e já plantou 4 milhões de árvores em projetos de reflorestamento.
Do lado de fora do hotel, na Park Avenue, representantes da USW (United Steelworkers), que reúne metalúrgicos de EUA e Canadá, protestavam contra o empresário e distribuíam folhetos com uma foto de Agnelli erguendo uma taça com a inscrição "Cidadão corporativo do mal".
A USW também acusa a subsidiária Vale Inco de cortar direitos de trabalhadores no Canadá, de violar o ambiente e regras comerciais.
Peter Tichansky, presidente do BCIU, afirmou que a decisão de homenagear Agnelli foi tomada antes do aumento das operações da Vale em escala global e que os negócios da empresa poderão ter "boas consequências" para o futuro.
Em comunicado, a Vale se diz "desapontada" pelo fato de a USW ter levado seus trabalhadores canadenses a uma greve quatro meses depois de ter rejeitado "uma oferta de acordo justa" no que se refere a salários e benefícios. (FCZ)


Texto Anterior: Retomada: Órgão pode apontar fim de recessão americana
Próximo Texto: Anfavea já prevê produção recorde no ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.