São Paulo, sábado, 05 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comerciário quer acordo para conter demissão

DA REPORTAGEM LOCAL

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo (filiado à UGT) quer negociar um acordo com Pão de Açúcar e Casas Bahia para evitar demissões de funcionários, a exemplo do que ocorreu quando a rede de supermercados comprou o Ponto Frio, em junho deste ano.
Sindicalistas devem se reunir na terça-feira com a direção do Grupo Pão de Açúcar para discutir a manutenção de empregos e direitos trabalhistas dos 137 mil funcionários das duas empresas.
"No setor de vendas e logística, o temor de dispensas é menor. O maior desafio será no setor administrativo das duas empresas, área em que pode haver duplicidade de funções. O governo deve ficar atento se essa concentração no varejo não poderá causar danos à livre concorrência, ao consumidor e à manutenção de empregos", afirma Ricardo Patah, presidente do sindicato e da UGT, central que informa representar cerca de 3 milhões dos 7 milhões de trabalhadores no setor do comércio no Brasil.
Para a Força Sindical e Fecomerciários (federação estadual dos comerciários de São Paulo, que informa representar 1,6 milhão de trabalhadores no setor), o anúncio feito ontem é motivo de "preocupação".
"Os sindicatos não vão tolerar corte de empregos nas empresas, pois consideramos que, mesmo sendo privadas, devem cumprir elevada função social de gerar empregos decentes e ofertar produtos acessíveis a todos os cidadãos." (CR e FF)


Texto Anterior: Fusão deve ser aprovada, mas pode ter restrições
Próximo Texto: Emprego nos EUA fortalece dólar, e Bolsa recua 1,04%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.