São Paulo, sexta-feira, 06 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gol ultrapassa Varig no mercado local em 2005

FABIANA FUTEMA
DA FOLHA ONLINE

A Varig perdeu mercado em 2005 pelo segundo ano consecutivo na aviação doméstica brasileira. O espaço foi ocupado pela TAM e pela Gol, que se consolidaram como líder e vice-líder do mercado aéreo nacional.
A participação da Varig no mercado doméstico recuou de 31,06% em 2004 para 26,71% em 2005. A empresa foi ultrapassada pela Gol, que pela primeira vez chegou à vice-liderança da aviação doméstica, com 27,29% do mercado -sua fatia era de 22,35% em 2004. Até novembro, a Varig ainda estava à frente da Gol.
A Varig foi líder absoluta dos mercados doméstico e internacional de aviação até 2003. O primeiro tombo no ranking doméstico ocorreu em 2004, quando a Varig foi superada pela TAM. Na ocasião o governo apoiava uma proposta de fusão entre a Varig e a TAM, que acabou fracassando.
A TAM saiu fortalecida dessa transação e reforçou sua liderança ao ampliar a participação de 35,76% em 2004 para 43,52% em 2005. As duas quedas da Varig ocorrem em meio às negociações para reestruturação da companhia, que é controlada pela Fundação Ruben Berta. Desta vez, o tombo expõe a crise financeira da Varig, que entrou em recuperação judicial em junho de 2005.
Para analistas, a situação da Varig não deve se alterar nos próximos meses. Enquanto TAM e Gol anunciam planos de expansão da frota e da malha aérea, a Varig luta para não perder cerca de 40 aviões para empresas de leasing por atraso no pagamento. Sem ampliação da frota e com vários aviões em manutenção, a tendência é de redução da participação.
A Varig manteve a liderança do mercado aéreo internacional de 2005, com 78,88% de participação. Em 2004, a empresa detinha 85,36% desse mercado. Os 6,48 pontos percentuais de participação perdidos pela Varig no mercado internacional foram ocupados pela Gol e TAM.
A participação da TAM subiu de 14,46% em 2004 para 18,91% em 2005. A Gol elevou sua participação de 0,12% para 2,16% no mesmo período.
Números do DAC (Departamento de Aviação Civil) mostram que o transporte aéreo de passageiros nos vôos domésticos cresceu 19,14% em 2005 em relação a 2004. No mesmo período, o mercado internacional subiu 6,8%. A taxa média de ocupação das aeronaves foi de 70% nos vôos domésticos e de 74% nos internacionais.


Texto Anterior: Crise no ar: Tanure desiste da Varig, mas quer subsidiárias
Próximo Texto: Ocean Air quer passar de 0,3% a 8% do mercado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.