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Gol ultrapassa Varig no mercado
local em 2005
FABIANA FUTEMA
DA FOLHA ONLINE
A Varig perdeu mercado em
2005 pelo segundo ano consecutivo na aviação doméstica brasileira. O espaço foi ocupado pela
TAM e pela Gol, que se consolidaram como líder e vice-líder do
mercado aéreo nacional.
A participação da Varig no mercado doméstico recuou de 31,06%
em 2004 para 26,71% em 2005. A
empresa foi ultrapassada pela
Gol, que pela primeira vez chegou
à vice-liderança da aviação doméstica, com 27,29% do mercado
-sua fatia era de 22,35% em
2004. Até novembro, a Varig ainda estava à frente da Gol.
A Varig foi líder absoluta dos
mercados doméstico e internacional de aviação até 2003. O primeiro tombo no ranking doméstico ocorreu em 2004, quando a
Varig foi superada pela TAM. Na
ocasião o governo apoiava uma
proposta de fusão entre a Varig e a
TAM, que acabou fracassando.
A TAM saiu fortalecida dessa
transação e reforçou sua liderança
ao ampliar a participação de
35,76% em 2004 para 43,52% em
2005. As duas quedas da Varig
ocorrem em meio às negociações
para reestruturação da companhia, que é controlada pela Fundação Ruben Berta. Desta vez, o
tombo expõe a crise financeira da
Varig, que entrou em recuperação judicial em junho de 2005.
Para analistas, a situação da Varig não deve se alterar nos próximos meses. Enquanto TAM e Gol
anunciam planos de expansão da
frota e da malha aérea, a Varig luta para não perder cerca de 40
aviões para empresas de leasing
por atraso no pagamento. Sem
ampliação da frota e com vários
aviões em manutenção, a tendência é de redução da participação.
A Varig manteve a liderança do
mercado aéreo internacional de
2005, com 78,88% de participação. Em 2004, a empresa detinha
85,36% desse mercado. Os 6,48
pontos percentuais de participação perdidos pela Varig no mercado internacional foram ocupados pela Gol e TAM.
A participação da TAM subiu
de 14,46% em 2004 para 18,91%
em 2005. A Gol elevou sua participação de 0,12% para 2,16% no
mesmo período.
Números do DAC (Departamento de Aviação Civil) mostram
que o transporte aéreo de passageiros nos vôos domésticos cresceu 19,14% em 2005 em relação a
2004. No mesmo período, o mercado internacional subiu 6,8%. A
taxa média de ocupação das aeronaves foi de 70% nos vôos domésticos e de 74% nos internacionais.
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