São Paulo, quarta-feira, 06 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRIBUTOS

Desoneração para máquina importada é prorrogada em SP

CLAUDIA ROLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo de São Paulo prorrogou até 30 de junho a desoneração de ICMS para a compra de máquinas e equipamentos importados (sem similares nacionais) concedida em fevereiro de 2009 para 119 setores da indústria. O benefício, que inicialmente acabaria em dezembro, foi ampliado para mais 24 segmentos da indústria.
"Os setores escolhidos para receber esses benefícios foram os que geram maior quantidade de empregos por renúncia fiscal", afirmou Mauro Ricardo Costa, secretário da Fazenda paulista, por meio de nota.
A desoneração vale agora para fabricantes de 143 setores, que juntos reúnem 90 mil empresas e empregam 1,2 milhão de pessoas no Estado. Entre os 24 setores beneficiados pela medida, estão: equipamentos hidráulicos e pneumáticos, compressores industriais, carrocerias para ônibus e caminhões, motores e turbinas.
A desoneração consta no decreto 55.305 publicado no dia 31 de dezembro no "Diário Oficial do Estado".
"Quando o fabricante paulista comprava uma máquina importada, ele pagava o ICMS ao Estado e recebia o crédito do imposto em até 48 meses. Com o decreto, a compensação é imediata, feita em uma única parcela", diz Otavio Fineis Jr., coordenador da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda paulista.
Pelos cálculos do governo, a renúncia fiscal do Estado pode chegar a R$ 441 milhões ao ano se todas as 90 mil empresas se beneficiarem da medida.
O governo paulista também estendeu para 31 de março de 2011 a redução da alíquota de ICMS de 18% para 12% para fabricantes do setor têxtil, de couro, vinho, perfumes e cosméticos, brinquedos, laticínios, óleos vegetais, peças para vagão ferroviário entre outros.
Além disso, o Estado anunciou a prorrogação para 31 de março do prazo concedido de até 60 dias para as empresas de setores que fazem o recolhimento do ICMS pelo regime de substituição tributária. O prazo terminaria em dezembro.


Texto Anterior: Agendamento pela internet agilizará saída da malha fina
Próximo Texto: Aposentadoria: Segurado rural terá benefício em 30 minutos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.