São Paulo, quarta-feira, 06 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Google lança celular para enfrentar iPhone

Nexus One é arma da empresa para consolidar liderança na internet, agora na telefonia; pedidos serão feitos pela rede

Disputa ocorre porque iPhone lidera nos acessos à internet via celular; ainda não há data para a chegada do novo telefone ao Brasil

Robert Galbraith/France Presse/Pool


JULIO WIZIACK
DA REPORTAGEM LOCAL

O Google lançou o celular Nexus One, que vai concorrer diretamente com o iPhone, da Apple. O aparelho já está à venda, apenas pela loja virtual do Google. Nessa primeira fase, só está disponível nos EUA, no Reino Unido, em Hong Kong e em Cingapura. Ainda não há previsão para o Brasil.
Nos EUA, o preço é US$ 530. Caso o interessado queira comprá-lo já atrelado aos serviços das operadoras de telefonia parceiras, desembolsará só US$ 180. O pagamento é feito por débito ou cartão de crédito, como em qualquer compra on-line. Fora dos EUA, os consumidores terão de arcar com os impostos de importação, que encarecem o aparelho.
"Com o tempo, vamos ampliar as parcerias não só com as operadoras, mas com os fabricantes de celulares", disse Mario Queiroz, vice-presidente de produtos. O Nexus One foi desenvolvido em parceria com a taiwanesa HTC, que, segundo Queiroz, assumiu todos os riscos do projeto. Mas, ainda segundo ele, os fabricantes estão interessados no produto.
Embora utilize o sistema operacional Android, do Google, que funciona em celulares de diversos fabricantes (como Motorola e LG), o Nexus One é o primeiro telefone com a marca da empresa.
Oficialmente, o Google nega que tenha sido desenvolvido para concorrer com o iPhone. "Nossa preocupação é com os consumidores", disse Andy Rubin, vice-presidente de engenharia do Google. "Fizemos esse produto para tornar a relação com usuário e operadoras muito mais simples e direta."
Na prática, a chegada do Nexus One ao mercado tem a ver com uma estratégia do Google em consolidar sua posição de liderança no mercado de internet móvel.
"Acreditamos que o usuário quer ter acesso, não importa onde esteja", diz Queiroz. "Esse telefone será o primeiro de uma série que permitirá a navegação pela rede móvel."
A Apple, com seu iPhone, está cada vez mais firme em acessos à internet por telefone. No mundo, o aparelho é o principal dispositivo usado para navegar pela rede via celular. Nos últimos 18 meses, sua loja virtual registrou 3 bilhões de downloads pagos. No Brasil, a loja da Apple ainda não está operando, mas o iPhone lidera os acessos móveis, com cerca de 65% do total.

"Superfone"
As funcionalidades do Nexus indicam a disposição do Google de disputar o mercado de internet móvel com a Apple. Além de possuir tela sensível ao toque, o telefone tem algo exclusivo: os comandos, antes acessados por cliques ou botões, podem ser acionados pela voz.
É possível acessar a internet e fazer buscas por palavras-chave usando a voz. O software permite também ditar mensagens (SMS) ao aparelho, o que, para os desenvolvedores, será conveniente para quem o usa enquanto dirige. "É um aparelho que pertence a uma classe emergente que chamamos de "superfones" ", disse Rubin.
Outra inovação são os recursos gráficos. Dentre as 50 telas de fundo, diversas estão disponíveis em 3-D. O recurso também vale para as galerias de fotos.


Texto Anterior: Governo aponta cartel no transporte aéreo de carga
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.