São Paulo, terça-feira, 06 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor de PCs tem o maior crescimento

DA FOLHA ONLINE, NO RIO
DA SUCURSAL DO RIO

O desempenho da indústria em 2006 foi ditado pela produção de computadores e equipamentos de informática. Apesar de corresponder a só 1% do total da indústria, o setor liderou o crescimento auxiliado pelo câmbio e por políticas do governo.
O setor de máquinas para escritório e equipamentos de informática, do qual fazem parte computadores, monitores e impressoras, registrou incremento de 51,6%.
Em 2005, o segmento de equipamentos de informática já tinha apresentado alta de 17,3%, o maior avanço percentual nas atividades.
O efeito do câmbio, que barateou a importação de componentes, e o programa governamental "Computador para Todos", destinado à compra de PCs populares (facilita o financiamento), turbinaram a produção.
Segundo Sergio Vale, da MB Associados, a tendência é que o segmento continue em trajetória de franca expansão em 2007. "É um setor que vai continuar sendo favorecido pelos programas do governo. Além disso, a renda dos mais pobres está crescendo e isso vai continuar ajudando na compra de computadores", afirmou.
O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) prevê a ampliação do preço máximo dos PCs que estão isentos de PIS/Cofins.
Já o BNDES dobrou o crédito do "Computador para Todos" e o prorrogou até o fim de 2008. (CS e JL)


Texto Anterior: Importado segura a indústria em 2006
Próximo Texto: Análise: Bens de capital mostram volta do investimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.