São Paulo, terça-feira, 06 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURISMO

Viagem de negócios é 66% do PIB do setor

DA REPORTAGEM LOCAL

As viagens de negócios representam 66,21% do PIB do turismo no Brasil que leva em conta hotelaria, tráfego aéreo e locação de automóveis, mostra levantamento divulgado ontem pela Abgev (Associação Brasileira de Gestores de Viagens Corporativas).
O estudo, realizado pelo Instituto de Estudos de Hospitalidade, Lazer e Turismo em parceira com o curso de turismo da Escola de Comunicações e Artes, da USP, chega à conclusão que o turismo corporativo movimenta R$ 33,6 bilhões ao ano no país.
É a primeira vez que um levantamento quantifica o peso das viagens de negócios no turismo brasileiro. "Em termos de valor movimentado, chegamos a um número bem maior do que o imaginado", afirmou Viviânne Martins, presidente da entidade. De acordo com ela, a participação das viagens corporativas, de 66,21%, está dentro do esperado.
Segundo o coordenador do levantamento, Hildemar Brasil, da USP, o transporte aéreo teve uma participação de 59,4% no ano passado na receita operacional do mercado de viagens corporativas, um percentual inferior ao de 2005, de 60,14%. A queda é atribuída principalmente à saída brusca da Varig de alguns destinos.
Em 2006, a participação da hospedagem na receita foi de 29,15% e a de locação de carros de 5,18%.
(MAELI PRADO)


Texto Anterior: Receita Federal facilita o pagamento do IR
Próximo Texto: Tecnologia: Apple faz acordo com Beatles sobre marca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.