São Paulo, sexta-feira, 06 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NEGÓCIOS

Aquisições e fusões têm queda em 2008

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar da queda de 24% no número e de 3,5% no valor total das fusões e aquisições realizadas no país no ano passado, as operações foram maiores do que as de 2007 e transformaram suas indústrias, segundo a Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento). "O Brasil demorou para sentir os efeitos da retração financeira", diz Carolina Lacerda, coordenadora de fusões e aquisições da Anbid.
As operações grandes, envolvendo principalmente grupos nacionais, continuaram acontecendo. Foi o caso das uniões de BM&F e Bovespa, Itaú e Unibanco e Oi e BrasilTelecom. No total, foram movimentados R$ 100,4 bilhões em 94 operações de fusões, aquisições, reestruturações e ofertas públicas de ações em 2008. Em 2007, foram 125.
Apesar de algumas compras terem sido postergadas, as perspectivas para 2009 não são tão negativas. "As empresas estão mais cautelosas, mas 2009 não será tão ruim quanto estão falando", diz Lacerda. Outra tendência, segundo a Anbid, é de maior participação dos fundos de private equity (investimento em empresas fechadas), principalmente em varejo e agronegócio.


Texto Anterior: Custo de vida: Transporte pesa, e inflação dos mais pobres de acelera
Próximo Texto: Siderurgia e mineração sustentam alta da Bolsa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.