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ARENA DO MARKETING
Golombek fez palestra
"Publicitário deve ter
formação universal"
da Reportagem Local
O objetivo da
propaganda não é
somente vender
produtos ou serviços. Crescentemente, a principal atividade e o maior desafio para os publicitários é fazer um "marketing
consciente".
O termo foi utilizado pela publicitária Renata Golombek durante
a palestra "A comunicação consciente: transformar a mentalidade
do marketing e causar impacto na
sociedade de consumo", parte do
ciclo "Arena do Marketing".
Para ela, fazer esse tipo de marketing exige que os profissionais
de comunicação sejam críticos
com seu trabalho. "Refletir constantemente sobre as mensagens
que estão sendo veiculadas é ponto de partida para fazer o marketing consciente", explicou Renata,
sócia-proprietária da R. Golombek Comunicação.
Segundo a publicitária, os profissionais de marketing serão
obrigados a desenvolver uma formação universal. "Precisamos saber o que é fazer jornalismo e relações públicas, por exemplo."
Ser criativo, apesar de importante, não é suficiente para fazer
um bom publicitário. Segundo
Renata, é necessário aliar a criatividade a conhecimento e cultura.
A publicitária disse que, com o
mundo globalizado, fica cada vez
mais difícil separar consumo de
cultura. "As pessoas entram em
um site para comprar um livro e
acabam encontrando um namorado no bate-papo do portal."
Ela também chamou a atenção
para a grande responsabilidade
que envolve a atividade publicitária. Segundo sua avaliação, o profissional responsável será aquele
que, cada vez mais, souber transformar suas campanhas em um
veículo de prestação de serviços
aos consumidores.
Para Golombek, a reflexão
constante é uma exigência cada
vez maior para os profissionais de
comunicação. "Não falamos mais
apenas com consumidores, mas
com cidadãos conscientes e que
têm informação."
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