São Paulo, segunda-feira, 06 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

ARENA DO MARKETING
Golombek fez palestra
"Publicitário deve ter formação universal"

da Reportagem Local


O objetivo da propaganda não é somente vender produtos ou serviços. Crescentemente, a principal atividade e o maior desafio para os publicitários é fazer um "marketing consciente".
O termo foi utilizado pela publicitária Renata Golombek durante a palestra "A comunicação consciente: transformar a mentalidade do marketing e causar impacto na sociedade de consumo", parte do ciclo "Arena do Marketing".
Para ela, fazer esse tipo de marketing exige que os profissionais de comunicação sejam críticos com seu trabalho. "Refletir constantemente sobre as mensagens que estão sendo veiculadas é ponto de partida para fazer o marketing consciente", explicou Renata, sócia-proprietária da R. Golombek Comunicação.
Segundo a publicitária, os profissionais de marketing serão obrigados a desenvolver uma formação universal. "Precisamos saber o que é fazer jornalismo e relações públicas, por exemplo."
Ser criativo, apesar de importante, não é suficiente para fazer um bom publicitário. Segundo Renata, é necessário aliar a criatividade a conhecimento e cultura.
A publicitária disse que, com o mundo globalizado, fica cada vez mais difícil separar consumo de cultura. "As pessoas entram em um site para comprar um livro e acabam encontrando um namorado no bate-papo do portal."
Ela também chamou a atenção para a grande responsabilidade que envolve a atividade publicitária. Segundo sua avaliação, o profissional responsável será aquele que, cada vez mais, souber transformar suas campanhas em um veículo de prestação de serviços aos consumidores.
Para Golombek, a reflexão constante é uma exigência cada vez maior para os profissionais de comunicação. "Não falamos mais apenas com consumidores, mas com cidadãos conscientes e que têm informação."


Texto Anterior: Tecnologia: PlayStation 2 faz filas em Tóquio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.