São Paulo, terça-feira, 06 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPOM

Saída de Bevilaqua não deve alterar trajetória de juros

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Mesmo depois do anúncio da demissão do diretor de Política Econômica do Banco Central, Afonso Bevilaqua -apontado por muitos como o maior responsável pelos juros altos praticados pelo BC-, a trajetória da taxa Selic não deve ser alterada.
Pelo menos é o que indica pesquisa com cem analistas de mercado feita pelo próprio BC na sexta-feira passada, um dia depois de Bevilaqua tornar pública sua decisão de deixar o cargo.
De acordo com a pesquisa, a taxa Selic deve cair 0,25 ponto na reunião do Copom (Comitê de Política Econômica do BC) que começa hoje e termina amanhã. O BC informou que Bevilaqua deve participar do encontro.
Mesmo com a demissão anunciada, Bevilaqua permanece no BC para uma espécie de transição com seu substituto, o diretor de Estudos Especiais da instituição, Mário Mesquita.
Há algumas semanas, analistas chegaram a considerar a possibilidade de o BC voltar a reduzir a Selic em doses de 0,5 ponto percentual, devido ao desempenho favorável da inflação. A recente instabilidade dos mercados nos últimos dias reduziu as chances.


Texto Anterior: Ponte da Amizade terá muros para tentar reduzir contrabando
Próximo Texto: Tributos: Estudo estima que carga tributária seja de 39,7%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.