São Paulo, terça-feira, 06 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funcionário do Wal-Mart é acusado de grampear "New York Times"

Rede varejista afirma que técnico em computação gravou, sem autorização da empresa, conversas telefônicas de sua assessoria de imprensa com repórter

DA REDAÇÃO

O Wal-Mart anunciou ontem que demitiu um técnico em computação que, segundo a empresa, gravou as conversas telefônicas entre o seu serviço de assessoria de imprensa e um repórter do "New York Times". Além disso, o funcionário teria monitorado a troca de e-mails.
O Wal-Mart, que não revelou o nome do funcionário demitido, afirmou que as investigações internas começaram em 11 de janeiro, depois que foram feitas reclamações sobre o assunto.
Segundo a empresa, as gravações telefônicas começaram em setembro do ano passado e duraram até janeiro deste ano.
O Wal-Mart, a maior cadeia varejista do mundo, não revelou o nome do jornalista que teve suas conversas gravadas, mas o "New York Times" disse que foi Michael Barbaro, o repórter responsável pelas reportagens do setor de varejo no jornal.
Em comunicado, uma porta-voz afirma que o jornal está "preocupado com o que parece ser gravações inapropriadas de conversas de nosso repórter". "Até este momento, não sabemos vários dos fatos principais, como qual era o propósito da gravação e se foi autorizada", acrescentou o diário.
A porta-voz disse ainda que o jornal não pensa em tomar nenhuma medida legal contra o Wal-Mart.
A cadeia varejista afirmou que o "New York Times" foi avisado do caso no início do dia de ontem.
Além das gravações telefônicas, as investigações do Wal-Mart apontaram que o técnico também monitorava trocas de e-mails e que algumas delas não envolviam funcionários da rede.
De acordo com o Wal-Mart, o monitoramento de mensagens que não envolvem seus funcionários não é permitido em nenhuma circunstância pela cadeia varejista americana.
O caso foi enviado para a Justiça dos Estados Unidos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Lucro bruto do HSBC no Brasil aumenta 30%
Próximo Texto: Doença de Newcastle: Rússia derruba embargo à importação de aves do RS
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.