São Paulo, terça-feira, 06 de maio de 2008

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Ações do Yahoo! caem 15% após desistência da Microsoft

Possibilidade de nova investida evitou que desvalorização fosse ainda maior

Com a queda de ontem, Yahoo! perdeu US$ 6 bilhões do seu valor de mercado; Microsoft está negociando agora com a AOL, diz jornal

DA REDAÇÃO

As ações do Yahoo! caíram 15% ontem, após o anúncio, no último sábado, de que a Microsoft desistiu de adquirir a concorrente. Os papéis da empresa chegaram a se desvalorizar mais de 20%, mas, segundo analistas, investidores ainda acreditam que a rival possa fazer uma nova investida.
Com a desvalorização, o Yahoo! perdeu US$ 6 bilhões do seu valor de mercado e suas ações valem cerca de 26% menos do que a última proposta da Microsoft, de US$ 33 por papel -avaliando a companhia em US$ 47,5 bilhões. A cotação atual, no entanto, está mais de 27% acima da de 31 de janeiro, um dia antes de a Microsoft anunciar a sua primeira oferta.
Uma das grandes dúvidas agora é qual rumo irá tomar o presidente-executivo do Yahoo!, Jerry Yang, que defendeu um preço de pelo menos US$ 37 para que as negociações prosseguissem (quase o dobro da cotação do final de janeiro).
Uma das hipóteses cogitadas é que ele possa fazer um acordo com o Google no setor de publicidade on-line, mas essa parceria deve enfrentar sérias dificuldades para ser aprovada pelas autoridades regulatórias americanas, já que as duas companhias são as principais desse mercado.
Outra possibilidade para a Yang, que perdeu mais de US$ 200 milhões com a queda das ações ontem, é uma fusão com a AOL, mas, segundo o jornal britânico "The Times", a Microsoft já estaria negociando um acordo com essa empresa.
Yang já enfrentava forte pressão dos acionistas antes mesmo de a Microsoft anunciar o interesse pela empresa e ela deve crescer ainda mais agora que a proposta foi recusada. Alguns dos principais acionistas, de acordo com a rede de TV CNBC, estudam apoiar medidas para derrubar a diretoria.
Os resultados financeiros do Yahoo! têm ficado muito atrás dos do Google, e a empresa parece não acompanhar o ritmo da rival na conquista do mercado publicitário on-line -um dos setores que mais crescem na internet e que é o principal interesse da Microsoft. Steve Ballmer, o presidente-executivo da Microsoft, afirmou na semana passada que a empresa é capaz de se tornar competitiva nesse mercado mesmo sem a aquisição do Yahoo!.


Com agências internacionais

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