São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2010

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Grupo Washington Post põe "Newsweek" à venda

DE WASHINGTON

Enfrentando perdas contínuas diante da competição com a rival "Time" nos Estados Unidos, a revista "Newsweek" foi colocada à venda ontem pelo grupo Washington Post Company. Não há compradores identificados no momento.
Rumores sobre a venda da revista já circulavam havia algum tempo. Sua receita caiu 27% em 2009 -30% no último trimestre do ano passado. Os resultados do primeiro trimestre deste ano não foram divulgados.
"As perdas de 2007 a 2009 foram recordes", disse ontem Donald Graham, presidente do grupo Washington Post Company. "E, apesar dos esforços heroicos da gerência e da equipe da "Newsweek", a expectativa é que vamos perder mais dinheiro em 2010."
A "Newsweek" afirma que ainda tem hoje 1,5 milhão de assinantes nos Estados Unidos e no Canadá. A publicação foi lançada em 1933 e adquirida pelo grupo em 1961. Há cerca de um ano, deu início a uma reforma controversa para tentar se posicionar como revista de opinião e análise -e não apenas de notícias semanais-, mas o esforço não foi suficiente para reverter o declínio.
O editor Jon Meacham indicou que tentará formar um grupo de investidores para comprar a revista. O banco de investimentos Allen & Company também foi contratado pelo Washington Post Company para tentar encontrar interessados.
"[A "Newsweek'] tem pouco valor como negócio", disse ontem Rick Edmonds, analista de negócios de mídia do Poynter Institute. "Tem problemas empresariais e editoriais e (...) mal acompanha grandes competidores como a "Time" e a "Economist" [baseada em Londres]."
(ANDREA MURTA)


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